quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Enviar emails seguros, criptografados

-Quantas vezes a urgência de uma informação aconselha a ser rapidamente enviada por email, mas a sua importância desaconselha-o. Agora, pode fazer isso e muito mais, pode até trocar emails secretos com a namorada, sem que quem quer que seja os consiga ler.

Como é isto possível?
Muito simples, a criptografia, consiste em transformar um texto normal, num amontoado de números e letras sem nenhum significado legível, a não ser claro, para quem tiver a chave de descodificar e voltar a converter esse amontoado ilegível num texto legível novamente.

Existem muitos softwares que permitem este objectivo, mas a maioria, tem de ser instalado no pc e trabalha apenas em clientes de email como o outlook, thunderbird ou outros semelhantes, mas existe um que trabalha online e pode encriptar mensagens no Gmail e até no Facebook.
É o Encipher.it, este aplicativo em Java, foi criado para proteger os seus emails, mais sensíveis, aqueles que podem arruinar  seu negócio, a sua conta bancária ou o seu casamento. É tão simples de utilizar que qualquer um consegue. 
1º Aceder ao Encipher.it e adicionar aos favoritos

2º Escreva uma mensagem no gmail ou facebook, ou outro webmail qualquer.

3º Clicar no simbolo do encipher na barra de favoritos e colocar uma senha para a mensagem.

Agora veja a mensagem criptografada, está pronta a enviar, simples não?

Veja com foi recebida pelo destinatário...

Ao receber a mensagem seleccionamos a mensagem ilegível e copiamos tudo (ctrl+c), de seguida clicamos no link do Encipher.it que vem no inicio da mensagem, vamos para o passo TRY IT , colamos o texto da mensagem (ctrl+v) e pressionamos Encipher it. Pede a senha que foi atribuída no envio da mensagem.

Ao clicar decrypt temos a mensagem legível outra vez...no caso de ser no Facebook e no Gmail, basta clicar na barra de favoritos no símbolo do Encipher it e pede a senha mesmo dentro da mensagem, abrindo-a aí mesmo.

A parte final se lembram do email enviado tinha imagens, que não aparecem, ficando apenas o código dessas imagens.

Se vos é útil, considerem comentar, colocar dúvidas ou mesmo assinar o nosso Feed RSS.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online