domingo, 23 de outubro de 2011

Alojar imagens na nuvem, para poupar espaço

-Um problema recorrente para quem trabalha com blogs é o espaço, apesar de nos casos de alojamento pago haver casos de espaço ilimitado, estes são a excepção e não a regra. Então há que ter alguns cuidados na utilização de imagens, porque estas podem ocupar muito espaço se não forem devidamente formatadas. (Por exemplo uma foto digital pode ter 5Mb o que em termos de espaço online é uma enormidade). 

Como fazer então?
Em primeiro lugar há que reduzir o tamanho e a qualidade das imagens, utilizando para o efeito software como o GIMP, por exemplo. Assim deve ser reduzido o tamanho para ser apenas o necessário ao artigo que pretendemos, por exemplo no blogspot eu utilizo 468x300px e no wordpress 600x450px, como tamanho máximo. 
Também a resolução deve ser reduzida para 300dpi, por forma a reduzir o peso do ficheiro. Deve ser guardado como imagem para a web e no formato png, jpg ou gif, consoante se consiga a melhor resolução no menor tamanho possível. Fazer download GIMP.

O segundo passo trata-se de alojar as imagens na nuvem, em sites que prestam esse serviço gratuitamente, como o www.alojaimagens.com ou o www.imageshack.us. Faz-se o upload da imagem já trabalhada como acima referi e depois utiliza-se o URL da imagem para inseri-la nos artigos do nosso site ou blog. Outros serviço de alojamento de imagens e ficheiros na nuvem: Google Picasa, Ubuntu One.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online