sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Software de Gestão Gratuito - Gescom Enterprise 8.6


-Sempre que possível temos a preocupação de deixar soluções de gestão gratuitas, já aqui deixamos o Pojecto Colibri e Primavera Express, mas hoje trazemos uma solução muito mais completa, totalmente funcional e muito intuitiva. É um software da Inforlider, gratuito denominado "Gescom Enteprise 8.6", inclui aplicação POS e E-commerce, mas o nosso realce vai para a gestão de clientes, fornecedores e stocks, este software bastante personalizável, com segurança na cloud (nuvem), e mais importante de tudo, este software gratuito é certificado pela DGCI. 

Segundo a empresa, 40% dos clientes que fazem download desta versão gratuita, acaba por comprar a versão paga, com mais módulos, incluindo um módulo de contabilidade.

Este Software pode ser utilizado por qualquer trabalhador independente, PME, ou mesmo uma grande empresa, tal o detalhe e informação disponibilizada ao utilizador.

Veja o vídeo da aplicação

Em caso de estar interessado neste software, mas tem dificuldades em instalar, ou mesmo quer aprender a utilizá-lo, pode contactar-me para receber toda a assistência necessária. Clique na imagem abaixo.

251 comentários:

  1. PÉSSIMO - Baixei o programa e instalei 100%, mas ao entrar no programa, abre uma tela de login e senha e simplesmente não consigo acessar o programa, já desistalei e instalei 3 vezes e em nenhuma etapa da instalação se pede para fazer cadastramentos de senhas e login. Fora a falta de suporte!

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, lamento que tenha tido algum problema com este software, o suporte existe, mas é pago, não podemos exigir que uma empresa dê o software de graça e ainda suporte, pois para desenvolver o software é necessário investir. Se me enviar mensagem privada para mim, posso instalar à distância sem nenhum custo o software e verá que é muito completo para um software gratuito, utilizo-o há bastante tempo com muito sucesso.
    Aguardo o seu contacto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arnaldo M : também tive problemas com a instalação do Gescom Enterprise 8.6. Gostaria de saber se pode me ajudar?
      Aguardo retorno de como será feita a instalação, se via remoto ou email.

      Eliminar
    2. Caro anónimo, obviamente posso ajudá-lo, mas para isso peço-lhe que utilize o nosso formulário de contato, no topo abaixo do titulo do blog, para combinarmos, a instalação remota ou presencial vai depender da sua localização.

      Eliminar
  3. Boa tarde.

    Antes demais obrigado pelas dicas. Já tenho tudo a funcionar, mas estou com uma duvida. Devo enviar relatórios até dia 25 do mês para as finanças (como a contabilista me falou) ou o software faz isso automaticamente?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Existe um ícone chamado e-fatura, onde até dia 10 do mês seguinte deve enviar seus dados para a Autoridade Tributária, referente ao mês que terminou. Pode fazer diretamente para o portal das finanças ou criar um ficheiro no seu computadore posteriormente fazer o upload desse ficheiro para o portal das finanças, eu pessoalmente gosto mais da 2ª hipótese, mas qualquer das 2 opções é válida.

      Boa sorte

      Eliminar
  4. Quando vou iniciar pede meu nome e meu e-mail para eu poder solicitar o código. Solicito e aparece uma janela com o seguinte título: Ocorreu um erro ao validar o código de activação", porem eu solicitei e não pedir para validar.

    Como resolver este problema?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo de 24 de Janeiro, a sua explicação é muito genérica. Em primeiro lugar só receberá um código de validação, se tiver pedido anteriormente licenciamento, em segundo lugar, deve utilizar a versão 8.7 já preparada para as novas regras de 2013. em caso de necesitar de ajuda, por favor entre em contato através da nossa página de contato e poderemos agendar uma assistência remota ou mesmo presencial, caso a sua localização seja próxima.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Muito bom dia,

    Instalei e correu tudo bem (windows 7 64 bits), funciona sem problemas. Nao explorei todas as funcionalidades mas pelo que vi esta operacional.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite.

    Foi feita a actualização da versão 8.7 tal como sugerido numa caixa que aparecia esporadicamente dentro do programa e sempre que havia ligação à Internet, mas após essa actualização, deixou-se de poder pré-visualizar e imprimir as facturas. Aparece uma caixa de mensagem com o título «CRYSTAL REPORT VIEWER» a dizer «FAILED TO OPEN CONNECTION». O que poderá ter acontecido?

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, anónimo de 2 de Fevereiro. Tem outro software instalado na sua máquina como o primavera express? Se tem desative-o, esse ou outro que emita documentos através de Crystal Report.
    Outra coisa que pode fazer é ir à aba Administrador, Documentos de Clientes, Documentos Comerciais e ver na aba impressão de cada documento se está selecionado Crystal Report.

    ResponderEliminar
  9. Boas, eu tinha o 8.6 instalado e pretendo passar para o 8.7 para ter a funcionalidade do SAFT válida...
    Acontece que não encontro forma de exportar a informação do 8.6 para o 8.7.
    Já tentei de várias formas, mas ele não me passa os utilizadores nem nada!

    Já me informaram que posso adquirir um pacote de assistência para que na inforlider me façam isso, só acontece que o preço me parece algo elevado!
    Uso um programa gratuito, pois não faturo 1000€ por ano. Passo 1 ou 2 faturas por mês quando passo (A coisa está mesmo mal), e ainda pagar a quantia que me pedem para compatibilizar uma base de dados, parece-me absurdo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo de 4 de Fevereiro.
      Qual o seu grau de conhecimento de base de dados firebird?
      Exsite uma forma de exportar os dados da versão 8.6 para 8.7 através de exportação de tabelas de artigos, clientes e fornecedores da versão 8.6, depois importando-as na versão 8.7.
      Documentos não devem ser transferidos por causa do saft.
      Como deve calcular a Inforlider investe muito no desenvolvimento do software, não podendo dar o software e ainda prestar assistência gratuita, pelo que eles desenvolvem e fornecem o software gratuito, mas não podem dar suporte gratuito, afinal nada cai do céu...eles também tem contas para pagar...e a qualidade do software deles para gratuito é muito completo.

      Eliminar
    2. Boas... O meu conhecimento das bases de dados é praticamente nulo... no entanto estamos a falar de pouca informação e 2 faturas que fiz no mês de Janeiro...
      O que me custará mais, será os clientes, pois tive um trabalhão a copiar todos os dados de clientes de faturas que tinha desde 2007 que comecei a trabalhar, para o programa para o caso de vir a necessitar o cliente já estar criado, e agora ter de refazer tudo novamente... Mas ainda vou tentar abrir a base de dados do 8.6 e do 8.7 (Se conseguir) e ver se consigo passar a informação....

      As faturas nesse caso terei de passar novamente com a data da altura pa exportar o SAFT? Certo?

      Eu entendo que não seja gratuito. E entendo que ele não cai do céu! Sei o que me custa também a mim prestar os serviços que presto, como disse de momento praticamente não faturo 1000€/ano (Também não me dedico só a isto, é apenas Part Time por conta propria, trabalho durante o dia por conta de outrém).
      Mas ha valores e valores... A coisa é feita propositada praticamente para que se pague! Ou seja, cria-se uma nova aplicação com as novas regras etc... De aplaudir! Fantástico e dá uma ajuda a quem não pode pagar! Mas quem usava o 8.6, perde a informação toda ou paga para passar para a 8.7... Nisso penso que é uma falha propositada. Lamento se não é assim, e aceito criticas ao meu pensamento!

      Eliminar
    3. bom existem softwares próprios para realizar esta mudança...se pesquisar no baixaki, consegue exportar os dados da base de uma base de dados para a outra...faça-o numa cópia da base de dados, para evitar desastre de perder tudo.

      Eliminar
  10. Boas.

    Gostaria de saber se me podia ajudar no seguinte:

    Gerei o ficheiro SAFT referente a Janeiro de 2013 e quando o estava a fazer, recebi mensagens de erro. Como apareceu uma caixa de mensagem a possibilitar a criação do ficheiro apesar dos erros, cliquei em SIM e o ficheiro XML foi mesmo criado. Entretanto, ao validar o ficheiro junto das finanças, recebi a mensagem de que o mesmo não está no formato exigido.

    A pergunta que faço, é a seguinte: A mensagem da validação das finanças tem apenas a ver com o facto de existirem erros no ficheiro, ou com o facto do ficheiro não poder ir no formato XML? É que se for esta última situação, então, devo deduzir que o Enterprise Express não está em conformidade com o exigido pelas finanças, no que à exportação de ficheiros SAFT diz respeito. Será que me poderia ajudar neste aspecto?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo de 6 de Fevereiro, o Gescom 8.7 está em conformidade com as exigências do SAFT-PT, no entanto se não tem documentos emitidos pode dar a mensagem de SAFT inválido, quando da validação, mas se tem documentos emitidos o saft é validado.

    tente apagar o ficheiro que foi gerado com erro no seu computador, crie novo XML e tente de novo.

    ResponderEliminar
  12. A todos que tenham dificuldades com o Gescom 8.7 devem contratar suporte oficial através da Inforlider, líder de software de gestão, através de http://ecommercedemo.inforlider.com/lojaonline/ ou do telefone 22 947 55 23 ou email inforlider@inforlider.com

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde,
    Somos "quase vizinhos", sou de São Jorge e o Sr. de Santa Maria! :)
    ando a tentar fazer a migração dos dados da antiga versão 8.6 que tinha para a nova 8.7, mas não está fácil. Andei a ler tudo o que aqui foi dito, mas mesmo assim não chego lá... Podia dar mais algumas informações?? Qual o programa a baixar do baixaki para fazer a passagem? Ajudava-me com a passagem?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. Ao vizinho de São Jorge, desculpa a demora em responder, mas com tantos ficheiros SAFT-PT, acabei por não ter tempo de ver a sua questão.
    Fazer a migração de dados só pode ser feito Clientes e Artigos, isto porque documentos, iam influir com a criação do ficheiro SAFT-PT
    Pode no entento fazê-lo de forma muito simples, exporte os clientes e os artigos para excel. Depois se for um utilizador experiente de excel, crie um ficheiro CSV, apenas com os campos (Artigos):
    Código de Artigo;Desc Parcial;Família;SubFamília;PreçoCusto;PrecoVenda1;PrecoVenda2;PrecoVenda3;CodIva;ReferenciaArtigo

    Isto por linha, cada linha deve corresponder a um artigo com os campos descritos apenas.

    Para Clientes ( 1 cliente por linha) os seguintes campos:
    NCliente;Nome;Morada;CP;Localidade;Telefone;Fax;Telemovel;Nrcontribuinte;TabelaPrecos (inserir numero 1..5);Moeda;Limite de Crédito

    Tendo feito isto no excel salve como ficheiro CSV.

    De seguida vá ao ficheiro criado no excel e com o lado direito do rato, faça abrir com bloco de notas.
    depois faça guardar como dê um nome ao ficheiro, por exemplo artigos, guardar com o tipo (Documento de texto TXT) e codificação UTF8, este procedimento é para artigos e clientes igual.

    Passo seguinte abra o Gescom 8.7 vá a "Gestão", "Importar/Exportar", "Importar Ficheiros Estruturados", "Artigos"
    Escolha o ficheiro artigos.txt e faça "Importar"

    O mesmo procedimento para Clientes.

    De notar que os caracteres especiais como acentos, e "
    "ç", ficam desconfigurados, bem como terá de alterar nas fichas de clientes "País" "Distrito" e na aba configurações "Mercado"

    Em caso de achar muito complicado posso fazer-lhe esse trabalho...

    ResponderEliminar
  15. Boas.
    Eu consegui à algum tempo fazer a importação dos clientes e afins todos... O método utilizado não foi bem o descrito... Mas Utilizei o IBexpert, e consegui copiar os dados directamente por comandos SQL.

    No entanto, recentemente ocorreu-me um erro...
    Esteve tudo a funcionar por uns meses, até que agora acontece o seguinte:

    Eu crio um novo cliente, e aparece com a contagem certa... Cliente Nº 35.
    Depois de criar o cliente, vou fazer uma venda, abro a ficha de cliente, e ao clicar em cima do cliente 35, ele abre-me a ficha do cliente nº 2!

    Alguma ideia?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter acontecido um problema na indexação de tabelas ao fazer a migração. No seu caso ao criar um cliente, internamente o programa reconhece que este é o segundo cliente que você está criando, visto o primeiro (Cliente Final) vir criado por defeito. Aqueles clientes que migrou utilizando o SQL, existem na sua tabela, mas não estão indexados na hora de criar um novo. Deve ser algo do género...penso!

      Eliminar
  16. marilia.
    agradeço que me dê uma informação por favor:
    antes de mais estou a trabalhar co gescom 8.7 e estou muito satisfeita
    A minha questão é que não consigo tirar a olistagem de vendas mensal.
    Agradeço uma ajuda
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Marilia,
      É muito fácil,no menu da esquerda selecione a opção "Faturação" dentro desta a opção "Vendas" "Relatórios" "Relatórios de IVA" depois na nova janela que vai abrir escolha na coluna da esquerda a opção "Mapa de IVAS" agora data inicial, data final. Ao fundo à direita desta janela "Pré-visualizar" e está pronto a enviar para impressão.

      Eliminar
  17. foi muito util,já está a funcionar.Obrigada
    Marilia

    ResponderEliminar
  18. bom dia, Arnaldo, mais uma vez peço outra ajuda. Será que posso alterar a medida do logotipo?
    É que saiu muito pequeno na factura
    obrigada Marilia

    ResponderEliminar
  19. Olá Marília,
    Para colocar um logótippo maior deve ir a "Administrador" "Gestão" "Empresas" "Alterar dados Empresa", no campo de logotipo carregue uma imagem com 600x450 pixels...ficará muito melhor...

    ResponderEliminar
  20. oLÁ. mAIS UMA VEZ TENHO UMA DÚVIDA. qUANDO DOU ENTRADA DE FATURA DE FORNECEDOR, AO FECHAR O DOCUMENTO, IMPRIME UMA CÓPIA, MAS EU NÃO NECESSITO DESSA CÓPIA. O QUE POSSO FAZER PARA QUE NÃO ME SAIA UMA IMPRESSÃO DESSE DOCUMENTO?
    OBRIGADA.
    MARILIA.

    ResponderEliminar
  21. Olá Marília,

    Tens a hipótese de instalar uma impressora PDF como o PDF Direct ou Bulzipp PDF e colocar como impressora pré definida enviando a impressão para lá, ou ir a documentos de Fornecedores e na Fatura de Forncedor, na Aba de impressão, colocar 0 cópias, assim não imprime...melhor opção a primeira de criar um ficheiro PDF...

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Bom dia caro arnaldo,

    Sou um recente utilizador deste software e sinceramente, para um produto gratuito, parece-me bastante completo e bem elaborado.

    A minha dúvida prende-se com a emissão de faturas simplificadas e principalmente a utilização de uma impressora térmica para a impressão da mesma.

    Tentei a parametrização da impressora por diversas formas mas a fatura simplificado sai sempre algo desformatada. Estou a utilizar o módulo POS mas não descobri ainda como configurar o software para que a fatura seja minimizada, ou seja apropriada para este tipo de emissão.

    Existirá algum template de configuração para este tipo de faturas - uma vez que no meu caso não é viável a impressão numa folha A4 e sim através de rolo continuo?

    Antecipadamente agradecido,
    Miguel

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, anónimo de 11 de Abril.

    Existe um layout próprio para a impressão de talões POS.
    Tem de ir "administrador"
    "Documentos clientes" "Documentos comerciais"
    "TALAO POS" na aba "Impressão" escolher "Relatório:" tem de indicar o seguinte caminho: c:\programas\inforlider\SUAEMPRESA\Relatorios\rptdocs-comerciais\documento\clientes\DOCUMENTOPOS_76.rpt

    ResponderEliminar
  24. Bom dia,

    Uso o Gescom enterprise 8.6 e não sei o que se passa pois não consigo facturar valores com centimos, por exemplo coloco 0.50€ e da um total de 0, se colocar o valor 1€ já me deixa tirar a factura, se colocar 1.50€ apenas me da 1€, não se o que se passa, estou isento de Iva pode ter algo a ver com isso ?
    Outra questão é se o 8.6 me deixa enviar os relatorios para as finanças e se estou isento de iva sou obrigado a enviar na mesma ?
    Se for necessario como faço a actualização para o 8.7 ?

    Cumprimentos
    Obrigado

    ResponderEliminar
  25. Caro José, a questão dos cêntimos nada tem a ver com ser do regime de isenção, mas deve ter alterado alguma definição do software. No entanto deve mudar para a versão 8.7 para poder dar resposta ao envio do SAFT-PT, pelas regras de 2013.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia,

    Sr. Arnaldo fiz o que me aconselhou e ja tenho a versão 8.7, só tenho um problema, a factura sai em formato A4 e eu pretendo tirar numa impressora de talões, já tentei alterar isso mas não consegui, se me puder ajudar neste aspecto agradeço, no 8.6 conseguia imprimir factura simplificada no formato correcto, outra questão e se me souber responder é se estando isento de iva tenho de comunicar as facturas as finanças na mesma e como o faço ?

    Agradeço a sua resposta.
    Cumprimentos
    Obrigado

    ResponderEliminar
  27. Sr. José,

    O Sr. no Regime de Isenção não pode passar fatura simplificada. Só Fatura e Recibo.
    No entanto esse procedimento para impressão de talões já foi descrito a 11 de Abril, aqui fica de novo...

    Existe um layout próprio para a impressão de talões POS.
    Tem de ir "administrador"
    "Documentos clientes" "Documentos comerciais"
    "TALAO POS" na aba "Impressão" escolher "Relatório:" tem de indicar o seguinte caminho: c:\programas\inforlider\SUAEMPRESA\Relatorios\rptdocs-comerciais\documento\clientes\DOCUMENTOPOS_76.rpt

    Em relação ao Regime de Isenção, sim deve enviar ficheiro SAFT-PT na mesma.
    Calculo que seja da Categoria B e faça venda de artigos a retalho, por isso utiliza talões, mas se realmente é da categoria B deve dirigir-se à Repartição de Finanças mais próxima e esclarecer se no seu caso é possível utilizar Fatura Simplificada.

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde caro Arnaldo,

    Só para agradecer a dica acerca dos talões POS pois efetivamente não tinha verificado essa opção.

    Aproveito ainda para agradecer,a um nível mais geral, o apoio que dá a todas as perguntas acima colocadas - creio que falo em nome de todos os que já usufruiram do seu apoio - portanto aqui fica o reconhecimento mais que devido.

    Cumprimentos,
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  29. Caro Miguel Monteiro,
    Sempre que esteja ao meu alcance, terei todo gosto em ajudar as pessoas a lidar com o software.
    Se tivesse mais tempo disponível faria uns tutoriais para ajudar nas tarefas que tem suscitado mais dúvidas.

    Cumprimentos
    Arnaldo Moura

    www.arnaldomoura.com/vendas

    ResponderEliminar
  30. Olá muito boa noite!
    Eu vou abrir uma lojinha de pronto a vestir e fiz o download de varios programas de facturação gratuitos como também de alguns de demonstração pagos. De todos aqueles que exprimentei, este é sem dúvida o melhor e o mais simples de utilizar, e nos tempo que correm ser gratuito tem imensa vantagem! :) Gostei imenso e queria utilizar no dia a dia na minha loja.
    Só tenho uma pergunta, fiz o teste de impressão de uma factura validada e saiu me a inscrição "demonstração" no meio da factura, será que serve de factura na mesma?
    Agradeço desde já a sua resposta e toda a ajuda que me poder disponibilizar ;)
    Cumps,
    Sandra

    ResponderEliminar
  31. Olá Sandra,
    Demonstração significa que não licenciastes o software, tens de ir a http://www.inforlider.com/registoenterprise87.aspx, preenche o formulário de pedido de licença, com os dados utilizados no ato de download, dados corretos da empresa e email válido, dentro de 48 horas máximo receberas um email com a chave de licenciamento que deve introduzir em "Administrador", "Licenciamento", "Licenciar".

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde,

    Agradeço a sua resposta pois foi muito útil pois resolveu o meu problema, tenho outra questão se me puder ajudar, tenho outra loja com uma registadora antiga e pretendo substituir por este programa de facturação, foi-me dito nas finanças que posso colocar o mesmo programa desde que a serie no numero de facturação seja diferente, por exemplo que começar por A e o restante numero, como consigo fazer e se consigo fazer o downoload de o mesmo programa com o mesmo contribuinte num outro computador ?
    Outra questão pois deve estar mais dentro deste assunto é se os isentos de Iva são obrigados a enviar a facturação para as finanças pois já li que não como já me disseram que sim.

    Aguardo resposta.
    Cumprimentos
    Obrigado

    ResponderEliminar
  33. Olá Arnaldo!
    Muito Obrigada pela ajuda, vou já fazer isso :P
    Já adicionei a sua pagina nos meus favoritos para poder tirar outras dúvidas que poderei vir a ter ;) já consegui tirar algumas com os posts de outras pessoas aqui na pagina.
    Muito obrigada pela disponibilidade e simpatia!
    Cumps,
    Sandra

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde José,

    Pode utilizar o Gescom, para mudar a série de faturação deve fazer assim:
    Ir a "Administrador", "Documentos Clientes", "Documentos Comerciais", de seguida um a um deve editar e no campo número onde está 20130001 coloque 13000001 assim a numeração fica diferente da outra loja.
    Para obter nova licença para o mesmo contribuinte deve enviar email à Inforlider a dar conhecimento desse desejo a fim deles licenciarem 2 postos distintos.
    Quanto a enviar a faturação mesmo sendo isento deve enviar o SAFT-PT na mesma, mesmo que se venha a verificar não ser obrigatório, preferível ter feito a entrega e mais tarde não ser necessário do que não o fazer e mais tarde ter dissabores.

    Bons negócios

    ResponderEliminar
  35. boa noite sou o alberto e estou com um problema muito grande, o muo pc pifou e com ele o programa, agora instalei o programa de novo e não consigo repor o buckp, que foi feito no dia 15 de maio ja me disseram que isto era devido a versão do programa que estou a usar, da´o seguinte erro, crt045 está a utilizar........ como posso resolver pode ajudar obrigado

    ResponderEliminar
  36. Caro Alberto,
    Se entendi estava a utilizar a versão gescom 8.6, teve um problema no computador e ao reinstalar teve como única alternativa a possibilidade de instalar a versão 8.7.
    Se foi isto que se passou, não pode utilizar o backup do 8.6 para recuperar no 8.7.
    Na melhor das hipóteses terá de contactar a Inforlider e pedir-lhes cotação para eles recuperarem a sua versão 8.6 e migrá-la para a 8.7.
    Se não foi assim como entendi, diga por favor.

    ResponderEliminar
  37. Caro Arnaldo
    baixei hoje este programa para testar, porem quando criei uma nova empresa no programa e que ele reiniciou disse que não tenho permissão para isso.
    Reinstalei o programa só que agora estou sem ter usuario e senha para poder entrar no programa para testar.
    Tenho uma empresa de produtos naturais e hoje so trabalho com um unico produto e preciso de um programa para fazer cadastros de empresas e fazer o controle de vendas e do estoque. Este programa serve para o que eu preciso? Se sim por favor me consegue este usuario e senha para eu poder testar e me manda um contato para que eu possa comprar o programa caso eu goste.
    Grande abraço e obrigado pela força.

    ResponderEliminar
  38. sr arnaldo em princio foi o que aconteceu, mas vou tentar reintalar a versão 8.6 e fazer o buckup logo vejo se vai dar, obrigado. alberto.

    ResponderEliminar
  39. Bom dia Carlos Henrique Fonseca,
    Você instalou o Gescom 8.7, correto?
    Agora para entrar experimente o utilizador: "SYSDBA" sem as aspas e a passe "masterkey" sem aspas também. Atento nas maísculas e minusculas como está acima. Vai entrar como versão de DEMONSTRAÇÃO, depois que receba o licenciamento, proceda da forma que indico num comentário anterior de 26 de Abril de 2013.

    Boa sorte e bons negócios

    ResponderEliminar
  40. boa tarde sou o alberto sr arnaldo ainda estou com problemas, consigo entrar no programa, mas não consigo instalar a base de dados do ultimmo buckup que fiz, o prgrama só reconhece os ficheiros com a terminaçºão gdb ou fdb, e o mue ficheiro é um gdk não sei como fazer, estou aflito perdi os dados todos da mercearia e ainda não tinha feito o saft de maio, não sei que fazer.

    ResponderEliminar
  41. Amigo Alberto,

    Além do ficheiro gdb ou fbd que tem, tem ainda a base de dados Gescomprise.fdb disponível? Se tiver renomei a base de dados que está na pasta de instalação do software para nãi a perder caso algo corra de forma imprevista. Copie a base de dados gescomprise.fdb que tem todos os dados. Entre no programa e deve estar lá tudo. Avise se funcionou!

    ResponderEliminar
  42. alberto. boa tarde sr arnaldo, o que se passou foi que tive de formatar o pc e agora ao tentar fazer a recuperação da base de dados que tinha tudo, o programa da um erro que diz ctr045 está a utilizar uma base de daos que é exclusiva de outro utilizador, depois reparei que o programa ainda não estava licenciado, e então fui licenciar, mas não dá porque o programa novamente dá um erro que diz, campos em falta digite a versão do gescom. e pelo que já vi em outros forums isto é prepositado para recorrermos a assistência da infolider, o que é aceitavel, visto que fornecem o programa gratis e o licenciamento para a primeira instalação gratiz. o pior é que tem azar como eu,se não conseguir ultrapassar isto vou ter de recorrer a uma versão comprada para não ter mais constragimentos.já agora exprimentei o que disse, mas aparece o erro que mencionei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente há situações que só a Inforlider pode intervir e solucionar.
      Vai comprar a versão paga da Inforlider ou vai optar por outra solução?
      Caso vá partir para outro software, recomendo-lhe o SoftManagement, é muito intuitivo e tem a possibilidade de adquirir uma licenç anual com atualizações inlcuídas e suporte.
      Pode ver neste link http://www.softmanagement.pt/afiliado/AF-87765/2
      Tem a possibilidade de instalar e testar sem compromisso, caso necessite de ajuda pode contactar-me. Tenha em atenção ao preencher o fomulário, de ver 2 situações:
      1º O país (Portugal)
      2º Os módulos que necessita, caso seja apenas Faturas, Faturas/Recibo, Recibos, Guias, basta a versão base, mas caso necessite Fatura Simplificada (Talões) tem de selecionar o módulo POS.

      Trabalho com este software desde que deixei o Gescom e já o tenho recomendado a muitos clientes, por ser bastante fácil e fiável. O Suporte é 5*****

      Eliminar
    2. alberto,sr arnaldo obrigado desde ja pela atenção dada, vou adquirir uma solução basica da artsoft, tenho um amigo que é representante e mora mesmo junto a mim, e pago apenas 70 euros ano o que é muito bom e o soficiente para mim. programas gratis para assuntos sérios nunca mais, e desde já dou o meu conselho a todos, se não qurem problemas comprem um programa que seja vosso, de futuro teram mais lucro. ja agora sou de são jorge estamos no mesmo arquipelago.obrigado.

      Eliminar
    3. Amigo e vizinho Alberto,
      Pode-se dizer que teve muito azar, existem milhares de utilizadores de software gratuito que nunca tiveram problemas...não conheço o software Artsoft, mas teria muito gosto em poder testá-lo e apresentá-lo aqui no blogue, se o seu amigo tiver interesse, dê-lhe o meu contacto para combinarmos um artigo sobre o software aqui no blogue. Bons negócios amigo Alberto, este pequeno revés, não será grave, apenas um pequeno passo na experiência que é a vida, logo logo estará tudo em ordem.
      Utilizei pessoalmente o Gescom durante 2 anos initerruptamente e ainda o tenho para receber os ultimos créditos sem um único precalço. Em 2012 comecei a utilizar o SoftManagement que represento desde 2009 com grande aceitação e feedback positivo dos clientes, trabalho ainda com o Filesave, um software com mais de 20 anos no mercado e em empresas de grande dimensão regional, o Keyinvoice, totalmente online, que evita problemas de avarias no nosso computador, pois está sempre tudo num servidor na nuvem e acedemos de qualquer lugar com acesso à Internet. Trabalho aind desde 2008 com o Projecto Colibri, gratuito também e com o qual nunca tive um único problema. Já trabalhei com o Primavera Express nas versões 6.4 e 7.5 que já apresentei aqui no blogue e com 100% de sucesso, testei e utilizei durante algum tempo e ainda tenho clientes a utilizar o T&T POS e Empresa, também sem mácula até hoje, Já testei ainda por questões profissionais o XD e o Winmax. Existem centenas de softwares de gestão no mercado e todos estão sujeitos a vicissitudes fora do nosso controle. Nomeadamente avarias imprevisíveis das nossa máquinas.
      Disponha sempre deste amigo para questões, sugestões ou simplesmente para conversar...

      Eliminar
  43. Arnaldo bom dia, estou com dificuldades de instalar esse programa. A instalação parece correr bem mas falha ao instalar dados externos, e quando se abre a pagina de login infelizmente o mesmo infforma o seguinte:
    Login/Senha invalida ou firebird/interbase não está instalado no servidor. O que vem a ser isso? Preciso de ajuda urgente.

    Agradeço a atenção fico no aguardo de sua resposta.
    Att - David Danilo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia David,

      Só hoje tive oportunidade de ler e responder o teu comentário.

      Tenta desinstalar tudo, Gescom e Firebird, depois faz o download do Firebird ultima versão e instala-o, de seguida instala o Gescom.

      Isso deve resolver o problema da forma mais simples.

      Eliminar
  44. Boa tarde Armando M, se eu preciar de escrever no campo da factura ou guia de transporte... isso é possivel??? como faço?

    Cumpts
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Quando diz escrever no campo da Factura ou Guia de Trasnporte, quer dizer utilizar uma linha da Factura ou Guia para escrever uma observação por exemplo? Se for o caso deve utilizar o campo observações, que aparece por debaixo da entrada de artigos na Factura, para o efeito.

      Eliminar
  45. Boa tarde, Alguém sabe como configurar este programa para a comunicação das guias de transporte automaticamente? Fiz tudo o que encontrei pela net, criei o sub utilizador no site das finanças, no Gescom introduzi os dados que pede, mas o campo "Transferir componentes adicionais" ou o "Obter API" aparecem sempre bloqueados e não obtém o código nem comunica as Guias.

    Se ninguém souber como fazer a comunicação automática, sabem pelo menos como obter o Saft para comunicação das guias? É que conheço que faça pelo Saft, mas consegue obter um saft em que pode escolher que informação lá vai, e que facturas/guias lá vão descriminadas para enviar apenas as guais, no Gescom apenas dá para emitir o Saft mensal, e ao enviar para o site das finanças na parte das Guias dá erro.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde,
    O SAFT no Gescom só comunica Faturas, Faturas Simplificadas, Notas de Débito e Notas de Crédito.
    Depois de preencher em "Administrador" "Sicronizações" "Guias de Transporte", não esqueça de sincronizar a hora, é muito importante a hora do sistema (somputador) estar sincronizada com a hora do observatório de Lisboa, senão dá mesmo erro. Já agora convém dizer que deve ter a versão 8.7.0.1, para estar com o software atualizado.

    Na configuração do acesso ao portal das finanças deve:
    Colocar o contribuinte igual ao da empresa criada no Gescom 8.7
    Colocar o subutilizador que criou no portal das finanças tal como criou (1,2,3...etc)
    Utilizar a senha de acesso à AT (Autoridade Tributária)
    Utilizar a sua localização Açores, Madeira, Continente (Atenção açores à diferença horária)
    Sincronizar a hora e gravar os dados

    Depois sempre que emitir uma guia é automáticamente comunicada à AT e é gerado o respectivo código.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a versão 8.7.01 rev15, faço a sincronização da hora e continua a não dar.
      Não deveria aparecer um código onde diz "Obter API" em baixo tem "Código" e aparece-me "N/A", é normal?

      Eliminar
  47. Ontem respondi à resposta que me deu mas não está a aparecer nada, vou voltar a responder.

    Obrigado desde já pela resposta.
    Quanto à configuração do webservice, fiz tudo como me disse, criei o sub-utilizador no site das finanças com autorização para enviar as guias, mas continua a não dar, depois de sincronizar a hora aquele campo de "Obter API" continua inactivo. É que já vi imagens na net com o código por baixo desse campo preenchido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago,

      Terá mesmo de contactar a Inforlíder, não está a acontecer isso nos meus testes, logo não imagino qual seja o problema que está acontecendo consigo.

      No entanto se não for incómodo, partilhe depois aqui connosco a solução adiantada por eles, pois pode servir a outros utilizadores que eventualmente lhes aconteça o mesmo.

      Eliminar
  48. Sim por baixo do API aparece um código...pode ver os procedimentos em http://programasexpress.wordpress.com/2013/04/12/comunicao-de-guias-de-transporte-at/

    ResponderEliminar
  49. Pois já tinha seguido esse link! Só uma dúvida em relação ao link, o ponto 1 é para fazer ao certo o que?
    1. O Módulo foi devidamente sincronizado com os servidores;

    Quanto ao contactar a Inforlíder, eles só resolvem pagando, e pedem 90€ para isso, queria tentar tudo antes de ponderar pagar!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  50. A sincronização com o servidor do observatório de Lisboa é importante, pois se der erro, todo o restante processo está comprometido.

    Em relação à posição da Inforlider, é entendível, eles disponibilizam um software muito bom a preço zero, mas tem custos de desenvolvimento, logo o suporte tem de ser pago.

    Eu utilizei durante 2 anos sem nenhum problema, depois acabei por subscrever o suporte pago por 1 ano, no final de 2012, optei por passar para um software pago, dado o número de alterações que estão a suceder-se no sistema fiscal português. Por algum motivo pode falhar a atualização dos softwares gratuitos, deixando pendurados os utilizadores, como são gratuitos, não podemos pedir responsabilidades e a partir de um determinado patamar temos de ter segurança, por isso optei por adquirir uma licença paga do Sofmanagement e estou descansado! http://www.softmanagement.pt/afiliado/AF-87765/2

    ResponderEliminar
  51. Bom dia.

    Caríssimo Arnaldo, antes de mais, deixe-me dizer que você tem feito faz mais pelos utilizadores do Gescom Enterprise que a própria Inforlíder. Um enorme obrigado por isso.

    «Em relação à posição da Inforlider, é entendível, eles disponibilizam um software muito bom a preço zero, mas tem custos de desenvolvimento, logo o suporte tem de ser pago.»

    Aqui, permita-me discordar frontalmente de si. Já ajudei no desenvolvimento / tradução de muito software por essa Internet fora e sei do que falo. Creio estar a confundir 2 coisas completamente distintas uma da outra. Uma coisa, é eu desenvolver uma aplicação gratuita, disponibilizar boas ajudas e manuais completos e dizer:

    «Têm a aplicação, têm as ajudas necessárias para funcionar com ela, logo, têm o que é essencial para não me pedirem suporte. Criei uma aplicação que é gratuita, logo, se houver um bug, terão de pagar suporte».

    Outra radicalmente diferente, é fazer o que a Inforlíder fez, que foi lançar um programa de facturação com manuais praticamente inexistentes (existe apenas 1 ou 2 vídeos disponíveis no youtube para operações muito básicas e essenciais) e antes que o utilizador faça uma simples e curriqueira pergunta (basta sentirem a respiração das pessoas ao telefone), começam logo a «chorar-se» com a já gasta ladaínha do programa ser gratuito e blábláblá e que o programa tem custos e blábláblá. A isso dá-se o nome de «chico-espertice». Se acham que não podem dar assistência gratuita, só tinham 2 caminhos a seguir: Ou este projecto nunca conhecia a luz do dia, ou então, faziam como eu referi acima (faziam acompanhar o Gescom Enterprise de bons manuais de ajuda para não virem a ser «chateados» pelos utilizadores, que é aquilo que os criadores de software fazem por esse mundo fora). A Inforlíder está a agir obviamente de má-fé, porque este produto deixa de ter o obectivo que deveria ter (servir de promoção à Inforlíder e ao seu software), para passar a ser uma forma «chico-esperta» de rapar uns cobres, pois 80% - 90% das pessoas não conseguem trabalhar a 100% com o Gescom Enterprise sem ter manuais de utilização decentes.

    Mas de desabafo já chega. Vamos às minhas dúvidas. ;)

    Já fiz o backup do Gescom Enterprise para o Disco, mas agora tenho 2 dúvidas:

    1 - Esse backup que eu fiz já contém tudo (configurações, tabelas com todos os documentos criados, licença, etc.), ou tenho de guardar mais alguns ficheiros? Eu pergunto isto, porque estou a imaginar ter um qualquer problema no SO e ter que formatar o Disco.

    2 - Como é que eu reponho o backup quando tal for necessário? Não encontrei nenhuma opção que me permita importar backups feitos anteriormente.

    É tudo e um bem haja para si, de novo. ;)




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu ponto de vista não é nada contra o que eu penso, de referir que eu já frisei nalguns comentários anteriores que deixei de trabalhar com o software por medo do mesmo não ser continuado ou deixar de ser actualizado, já que neste país a legislação muda a um ritmo alucinante. Aí entra a resposta politicamente correcta do fabricante e diz desculpem, não vamos mais actualizar, comprem a versão paga. Porque existe uma...E ficava na mão deles.
      Por isso desde Janeiro de 2013 utilizo um software pago, simples e intuitivo, chamado softmanagement, pago uma licença anual e não tenho motivos de queixa da empresa até agora, porque este é pago, mas tem um manual completo de utilização em pdf, entregue a cada cliente que adquire o software.

      De encontro às suas questões:
      1º O backup que se faz quando saímos do programa, grava um ficheiro c:\inforlider\backups\2013-??-??.gbk

      Este ficheiro deve ser guardado noutro local também, pois se o disco avariar, ou for formatado perde tudo.

      2º Recuperar os dados,após um inicidente como formatar o pc, significa ter reinstalado o Gescom, depois criar a empresa novamente e ir a "GESCOM" "MUDAR EMPRESA", clica com o lado direito do rato sobre a empresa e das opções que abrem num novo quadro, selecione "Restaurar Base de Dados", de seguida escolhe o ficheiro de segurança que guardou anteriormente num suporte seguro e prossegue. Vai ver uma barra de estado com a percentagem restaurada, depois a aplicação fecha-se, basta entrar de novo e se tudo correu de acordo com o expectável estarão de volta todas as tabelas e documentos.

      Bons negócios.

      Eliminar
  52. Obrigado, mais uma vez. ;)

    ResponderEliminar
  53. Boa tarde arnaldo, na tabela documentos nas listagens personalizadas gostaria de saber como seleciono os documentos todos e os exporto pra excel. outra duvida e se tenho que ter o microsof excel ou se a exportacao e compativel com o open office.

    obrigado cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ãCaro anónimo,

      O que quer dizer com tabela documentos? refere-se à listagem de vendas? Se é tem de selecionar tipo de documento inicial Fatura e tipo de documento final Venda a dinheiro, a listagem sai com os documentos compreendidos entre estes 2 tipos de documento.

      Quanto à exportação faça-a para excel, nunca testei essa exportação sem ter o office instalado e acho que dá erro, mas sei que a mesma (em excel) é possível ser trabalhada através do Libre Office, uma opção gratuita, que evolui do open office.

      Eliminar
  54. Boa tarde ,

    Tentei instalar o GESCOM da Contabilidade e parece-me estar operacional, no entanto precisava do modulo de faturaçao, e nao consigo avançar no passo - Proximo, nao me gerando assim o passo seguinte, mas o mesmo não aconteceu para o GESCOM Contabil :(.

    Tenho 3 duvidas:

    1. Tenho de instalar o Firebird para o GESCOM Enterprise Express funcionar direitinho?

    2. Consigo fazer correspondencia direta entre o modulo facturaçao e o modulo de contabilidade?
    (Ou seja, eu como TOC uso o modulo contabilidade e o meu cliente usa o modulo faturaçao, que depois importaria para o modulo da contabilidade - isto é possivel?)

    3. No caso da impressao de faturas, preciso de escolher modulo com POS? Ou o Enterprise Express consegue tb imprimir a fatura?

    Peço desculpa pelas perguntas basicas e de o incomodar.

    Muito obrigada desde já pela vossa atenção.
    Eu sei que Inforlider tem apoio na instalação, mas uma vez que consegui instalar o GESCOM Contabil, gostava de perceber qual o problema no GESCOM faturaçao :(

    Cumprimentos,
    Sonia Carvalho

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde Sónia,

    Suponho que esteja a utilizar o windows 7 como sistema operativo do seu computador. Se é o caso, terá de clicar com o lado direito do rato e executar a aplicação de instalação do GESCOM Entreprise como administrador.
    Se isso não funcionar, então instale o firebird primeiro, reinicie o PC e depois instale o GESCOM.

    Quanto à segunda parte, tenha uma má notícia a "ligação directa" entre contabil e gescom não está disponível na versão gratuita. Apenas na versão paga é possível a sincronização entre ambos e os lançamentos do GESCOM podem ser validados no Contabil.

    Questão do POS, o Gescom tem POS integrado e pode utilizar a factura em A4 e o ticket POS alternadamente. No entanto terá de fazer umas configurações no POS para que imprima o talão senão sai uma coluna cortada da factura A4 na impressora de talões.

    Qualquer coisa dispõe...

    Arnaldo Moura

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde,

    Fiz a instalação do programa e estou com o problema, quando vou para facturar coloco o artigo a quantidade e depois no preço aparece 0 e não me deixa alterar o preço gostaria de saber se me consegue ajudar em relação a este problema ou se foi algo que não fiz correctamente, outra questão é que não me aparece o carrinho de POS na barra em cima no menu principal.
    Cumprimentos
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde José,
      Deduzo que está a facturar no POS, por isso não consegue mudar o preço sem alterar as configurações do POS em: POS Ponto de Venda (Está na coluna da esquerda mais para o final.) depois escolhe Facturação POS, abre o POS para emitir o talão, na coluna da direita tem um botão denominado MAIS OPÇÕES, clique nele e depois noutro que tem CONFIGURAÇÕES, No lado direito do monitor tem o Nº do POS e 5 botões onde deve clicar para ficarem verdes.São eles: ALTERAR DESCRIÇÃO; INTRODUZIR QUANTIDADE; ALTERAR PREÇO; PERMITIR DESCONTO; VER TECLADOS.
      Espero que isto seja a solução do seu problema.

      Bom fim de semana

      Eliminar
  57. Boa tarde,

    Obrigado por a resposta, realmente era essa configuração que me faltava, tenho é outro problema, instalei uma impressora epson tm-u220d mas não me imprime a factura, a algo que não deve estar bem configurado, consegue-me ajudar em relação a este problema ?
    Cumprimentos
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tem a ver com o formato do impresso, num comentário anterior tenho a explicação passo a passo para colocar o template para impresoras de talões, peço-lhe que tenha a paciência de pesquisar mais atrás...Como estou atrapalhado com serviço...senão achar amanhã avise-me que terei muito gosto em postar de novo como fazer.

      Eliminar
  58. Bom dia Arnaldo M

    Refere-se a este comentario ? Já coloquei exactamente como me diz aqui e nada, não imprime, já instalei uma impressora normal A4 para verificar se o problema estava na impressora mas tambem não imprime, deve ter a alguma configuração programa impressora que não esta correcta.

    Existe um layout próprio para a impressão de talões POS.
    Tem de ir "administrador"
    "Documentos clientes" "Documentos comerciais"
    "TALAO POS" na aba "Impressão" escolher "Relatório:" tem de indicar o seguinte caminho: c:\programas\inforlider\SUAEMPRESA\Relatorios\rptdocs-comerciais\documento\clientes\DOCUMENTOPOS_76.rpt

    Se me puder ajudar agradeço.
    Cumprimentos
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia José,

      Qual a interface da sua impressora de talões USB ou Paralela?
      Faça um print screen das definições que colocou no programa e envie-me por email s.f.f. para arnaldo1972@gmail.com. Verei o que posso fazer para ajudar.

      Eliminar
  59. De maos:

    Boa noite Arnaldo, e antes de mais parabens pelo excelente apoio que dá a quem tem dificuldades com o gescom enterprise, como o meu caso ...

    É o seguinte,
    tenho instalado o gescom 8.6 e queria exportar a listagem de artigos (que sao cerca de 2000) para depois instalar a versao 8.7... mas nao consigo efectuar o processo
    Vou a Administrador » Gestao » Impotar/exportar » Exportar simples pra excel ... nao sei o que devo colocar nas caixas "categoria" e "consultas" ...
    Tambem tentei exportar para "Exportar personalizado para excel" e pede logo na 1ª caixa "Template" que nao sei em que pasta encontrar e tambem pede "Categoria" e "Consulta" que nao sei como preencher ...


    Agradeco ajuda possivel, se a poder dar :-)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Em resposta à sua questão temos um artigo com o passo a passo para migrar clientes e artigos da versão 8.6 para a versão 8.7. É um processo um pouco moroso e só ao alcance de utilizadores de nível médio para cima. veja o artigo http://rumosonho.blogspot.pt/2013/02/migrar-artigos-e-clientes-gescom-86.html

      Bom trabalho.

      PS: Comece a pensar mudar para um software pago, já nos debruçamos também sobre esse assunto no blogue e até sugerimos uma alternativa económica. http://www.softmanagement.pt/afiliado/AF-87765/2

      Eliminar
    2. de maos:

      Boas again Arnaldo,

      Ja havia visto e tentado seguir esse artigo, mas o problema é o que descrevo acima e nao consigo fazer a exportacao :-(
      Nao sei o que estarei a fazer mal...
      Haverá outra forma??


      Agradeco a possivel ajuda ..

      Cumps,

      Eliminar
    3. Boa dia,
      Haver até há, mas através de software pago, que custa muito mais que um software de gestão pago.
      Para exportar artigos e clientes vá directamente à aba do explorador artigos e com o lado direito do rato clique para abrir opções, escolha exportar para excel e grave o ficheiro que exportou, assim resolve o problema da exportação. Faça o mesmo para clientes.

      Eliminar
  60. Boa noite,

    Uso o Gescom Contabil desde 2011 e esta semana surgiu-me um erro ao entrar na base de dados de uma empresa (por sinal esta base de dados é maior que as outras todas).
    Tenho a sensação que atingi um limite qualquer e digo isto porque já instalei o programa noutro pc, carreguei um backup gerado no dia anterior e no fim de refazer o trabalho do dia testo a base de dados e volta a surgir o mesmo erro.

    "The instruction at "6x02130d7a" referenced memory at "6xfffffff". The memoty could not be "write"."

    Esta situação já aconteceu a alguém? Como a resolveram?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia qual o sistema operativo que está a utilizar? Confesso que no Contabil, não tenho grande experiência, mas pode haver uma relação entre o tamanho da base de dados e a quantidade de memória disponível do PC, se o ficheiro da base de dados é grande, pode não conseguir adicionar mais registos...não sei se a inforlíder "impõe" limite de registos na versão gratuita.

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Estou a utilizar o Windows XP.
      Enviei a base de dados e o erro para a Inforlider e disseram-me que o problema deveria ser do meu pc. No sistema deles a BD não apresentava qualquer problema.
      Fiz o download do programa para outro pc mas o problema persistia e então comecei a ponderar que o problema era aquele que o Arnaldo descreveu (não conseguia adicionar mais registos)....

      Acontece que trouxe o portatil para o meu local de trabalho para pedir ajuda aos informáticos e quando tento abrir o programa e aquela BD funcionou tudo lindamente! A única diferença é que não estava ligada à net... Agora sempre que pretendo trabalhar naquela BD tenho de desligar a net.

      Obrigada pela disponibilidade.
      Sónia Jorge

      Eliminar
    3. Viva,
      Bom saber que apesar das condicionantes de desligar a net, está conseguindo trabalhar. Mais surpreendente a inforlider ter analisado a sua BD...por acaso pagou-lhes? Só para termos ideia se estão mudando de atitude...

      Sempre que tenha algo que possa ajudar disponha!

      Eliminar
    4. Boas,
      Não, nunca paguei qualquer serviço apesar de me terem sido propostos várias vezes! Até ver consegui resolver ou contornar os problemas sem pagar. Vamos ver no futuro como é que as coisas correm...
      Eu tomei a liberdade de enviar a BD no mail que lhes enviei. Quando tentaram aceder não deu qualquer erro, foi o que me explicaram. Não posso dizer que tenham feito uma 'análise' a BD.

      Sónia Jorge

      Eliminar
    5. Bom pelo menos responderam...um passo há frente, na relação com os utilizadores do software deles...

      :)

      Eliminar
  61. Boa noite, Arnaldo!
    Fiz o download do programa e instalei-o, entretanto ainda não consegui usar o mesmo, pois ele nem sequer passa da primeira tela, mostrando uma irritante mensagem de erro fatal: opções regionais a dizer que o formato de data e hora está incorreto, o que não confere, pois o formato de data e hora do sistema está exatamente conforme o programa pede.
    Fora isso pede nome de utilizador e senha, mas nunca recebi e-mail com estes dados, portanto não percebo o que está a acontecer.
    Poderia me ajudar?
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Esse erro já aconteceu antes, mas consegue entrar, se tiver paciência de ir ao painel de controle sempre antes de entrar no programa e redifinir o formato da data e hora, mas tem mesmo de colocar a mesma e confirmar assim entras. Solução é formatar o PC e reinstalar tudo de novo...

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta Arnaldo, mas não resolveu o problema.
      Acabei por desistir do Gescom, dos diversos que testei esta tarde, ele e o Gestwin eram os que tinham uma interface mais agradável e pareciam ser os mais completos, embora tudo o que eu mais precise no momento seja um software que emita as faturas e me permita um controle de clientes/fornecedores e stock.

      com esses bugs do gescom já estou a descartá-lo, o gestwin ainda estou a ver, o t&t é fraco a nível de interface gráfica, mas até o momento parece o mais eficiente. talvez acabe por ficar com ele, mesmo tendo esta despesa anual, mas vale mais despesa do que dor de cabeça no negócio...

      Alguma dica?
      Cumps

      Eliminar
    3. Não sabendo quantas facturas emite por mês, sugiro estas 2 hipóteses:
      1º Keyinvoice online (gratuito para 10 vendas mês) cerca de 90€ ano completo sem limitações de documentos. http://keyinvoice.pt/pricing-tables.php
      2º Softmanagement se pretende ter instalado na sua máquina, gestão de clientes e fornecedores por 85€ mais 23% IVA anual, com todas as actualizações obrigatórias ou de melhoria de software incluídas e 1 hora de suporte assegurada por mim, garanto assistência remota sempre que necessite. Pode fazer o download no link seguinte e adquirir a licença depois de testar por 2 meses sem compromisso http://www.softmanagement.pt/afiliado/AF-87765/2

      Eliminar
  62. Bom dia Sr. Arnaldo,

    Venho pedir a sua ajuda com o Gescom Express uma vez que não consigo mesmo dar com estas questões:
    1) Como fazer recibos parciais de facturas?
    Imagine que um cliente quer pagar uma factura em x vezes e que faço uma factura do total que lhe entrego logo e depois conforme for recebendo os pagamentos enviando os recibos.
    Pelo que vejo não é possivel porque assim que se faz um recibo de uma factura, mesmo que se indique um valor inferior ao total, o Gescom já não deixa fazer mais recibos e dá uma mensagem a dizer que o documento que seleccionei já tem um recibo associado.

    2) Como configurar para fazer o envio automatico das guias de transporte para a AT? No menu "Administrador", "Sincronizações", so aparecem 2 submenus "Site E-Commerce" e "Sincronização de Filiais". Não deveria ter mais uma opção para configurar o envio automatico de documentos de transporte?

    PS: Já estive a ver o software que recomendou nos posts anteriores mas infelizmente faltam-lhe algumas funcionalidades que o Gescom tem, como por exemplo vender com 3 medidas (altura, largura e espessura), fazer o calculo dos m2 e m3 com base nas medidas e possibilidade de definir variaveis de utilizar por linha (que coloquei como um atributo do artigo)

    ResponderEliminar
  63. Boa tarde Sérgio Faustino,

    Em respostas às suas questões, peço desculpa pela demora, mas o blogue é um hobby, primeiro tenho de atender aos clientes então nos intervalos, mantenho o blogue.

    1) Pode realmente fazer recibos parciais, para isso, nas linhas do recibo, selecione a factura que pretende pagar na totalidade, por baixo das linhas do recibo, no rodapé aparece os dados da factura que selecionou em cima, deve colocar o total igual ao valor a pagar bem como o valor a pagar, assim quando for emitir outro recibo, vai surgir com o valor em diferença por pagar.

    2) A configuração dos dados de envio automático de guias para aparecer tem de ter a ultima versão do software, caso contrário não tem como efectuar a configuração.

    Realmente o Softmanagement apesar de na ultima versão já ter alguns novos dados nos artigos, ainda não compreende esses que menciona, nesse caso deve considerar a versão paga do GESCOM, para ter suporte e não lhe acontecer ter de pagar um balúrdio caso algo corra mal.


    ResponderEliminar
  64. Boa noite, Arnaldo!

    Obrigada pelo suporte.
    Fiz o download do Softmanagement e apesar de ter gostado bastante do software, acabei por comprar o T&T Facturação, devido a diferença de preços de ambos. Paguei 62€ no T&T e terei suporte e atualizações por 1 ano, pra já, em início de negócio, os euros de diferença em economia são cruciais.

    Obrigada por tudo e sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que possa, disponha Sérgio.
      Já tive durante 2 anos o T&T, pelo mesmo motivo, incio de actividade e controlo de custos, mas o stock começou a aumentar e o T&T era muito básico, além de por essa altura ter tido uma avaria no PC e substitui por outro PC, tive de pagar a licença de novo.

      Compreensivelmente temos de optar de acordo com as nossas necessidades em cada momento. Desejo todo sucesso, para em breve estarmos a discutir qual o melhor software para volumes de vendas superiores a 500 mil €...:)

      Eliminar
  65. Ex.mo Sr. Arnaldo, antes de mais os meus agradecimentos pela pronta resposta.
    Eu tambem tenho um forum e sei como a "vida real" interfere no que gostariamos de fazer. Responder em menos de uma semana considero pronta resposta :)

    Em relação a comunicação automatica de documentos para a AT, estou a utilizar a ultima versão que está disponivel no site da Inforlider e realmente a bendita opção de configuração não aparece em lado nenhum.
    Pergunto-lhe a si e a outras pessoas que leiam esta mensagem se tem o Gescom a funcionar com esta opção activada e em caso afirmativo, como o fizeram?

    Como diz e muito bem, o inicio de uma empresa tem sempre uma série de custos e temos que tomar decisões que por vezes são muito dificeis porque o dinheiro não chega para tudo.
    A aquisição da aplicação não está fora de questão, mas é muito diferente quando falamos de menos de 100€ para quase 400€ logo no primeiro ano.

    No meu caso, uma das necessidades que são mesmo imperativas é mesmo a possibilidade de ter medidas x y z e nos programas low-cost o unico que encontrei foi o Gescom.

    Por fim, o Anonimo não sou eu :)

    ResponderEliminar
  66. Boas.

    Como é que eu posso tirar Notas de Crédito? Se eu tirar uma Nota de Crédito referente a uma determinada factura, quando eu for emitir o recibo, ele vem pela totalidade da Factura e não pelo remanescente.

    Também já experimentei pelo processo dos «recibos parciais» e o resultado é o mesmo, ou seja, não consigo fazer com que o 2º recibo seja emitido apenas com o remanescente. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Francisco Armando,
      Começando pelo fim, recibos parciais já expliquei num comentário aqui no fórum como fazê-los...vou escrever um post sobre isso, para ajudar com imagens. Notas de Crédito vá a vendas e em "Tipo de Documento" selcione "Nota de Crédito", de resto os procedimentos são iguais aos da factura.

      Bons Negócios

      Eliminar
    2. Caro amigo,

      Veja o artigo sobre recibos parciais, passo a passo...espero ter ajudado.

      http://rumosonho.blogspot.pt/2013/12/recibos-parciais-gescom-87.html

      Eliminar
  67. boas.
    preciso de alguma ajuda se possível.
    a minha motherboard deu o pifo, pelo que passei os meus discos para um outro pc.
    no entanto o gescom deixou de funcionar, dando um erro qualquer que não consigui identificar.
    pelo que instalei de novo o programa, e agora aparece-me que excedi o máximo de postos autorizados por licença. estou completamente encantado com este programa e suas funcionalidades, e estava rendido a comprar o software para a loja no início deste próximo ano, no entanto, para poder resolver o problema, a inforlíder cobra-me um valor. compreendo que tenham que ganhar dinheiro, tendo em conta que é um programa free, mas quando tiver a minha MB reparada ou se tiver que compra uma outra vou voltar a ter o mesmo problema, pelo que terei que pagar taxas redobradas. assim quer isto dizer, que de versão free tem pouco. é possível resolver esta questão? até porque continua a ser o mesmo posto, tendo em conta que é o mesmo disco e nenhuma outra instalação em pc.
    desde já obrigado
    saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Oxygen, lamento dizer-lhe que a solução do seu problema tinha sido muito fácil antes de reinstalar tudo, se tivesse instalado uma MB do mesmo modelo da que avariou, assim não havia alteração de hardware e o seu problema nunca teria existido. Ao mudar os disco de PC, o software "topou" que tinha mudado de casa, como é uma licença monoposto, tem de pedir sempre à Inforlider que desactive a sua licença, para poder activá-la noutro PC, como já todos sabemos isso tem um custo na Inforlider. A resposta à sua questão é SIM, sempre que o PC avariar terá de recorrer à Inforlíder para reactivar a licença...a menos que tenha um suporte pago na ordem dos 220€ anuais.
      O facto de ser o mesmo disco apenas seria válido se não tivesse reinstalado o software. Ao alterar a MB dá-se uma efectiva alteração de hardware...

      Lamento não ser portador de boas notícias...

      Eliminar
    2. agradeço antes de mais a sua resposta e ajuda.
      a mb que comprei apesar de ser da mesma série não é o mesmo mdodelo. é um socket que já não se vende e que mesmo sendo inferior foi difícil de arranjar quem vendesse e ainda custou 200€ .pagar mais para reinstalar e mudar para novos postos para a loja no próximo ano não tinha qualquer lógica nem benefício. acho absurdo estragar-se uma peça, e ter que voltar reinstalar e não deixar correr o programa de novo. Se estava completamente fascinado com o programa fiquei completamente desiludido com o apoio. Se cada vez que surge uma dúvida ou problema uma pessoa tem que pagar, não é uma versão free. está dissimulada entre essa cortina, e na minha opinião não deviam lança-lo sequer.
      a diferença entre o primavera e este são muitas,e os problemas no primavera são constantes mas apesar disso em 98% dos casos consegue-se resolver recorrendo a fóruns ou manuais. este no primeiro problema que tive, pimba, ardeu...
      obrigado de qualquer forma e abraço

      Eliminar
  68. Bom dia,
    Instalei o Gescom gratuito. Pretendo utilizar em POS. Já consegui por a imprimir pela impressora de talões seguindo dicas dadas aqui no forum pelo Sr. Arnaldo. Deparei-me agora com um problema, ao imprimir não abre a gaveta.
    Alguém me pode ajudar?
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Pedro Carvalheiro,
      A sua gaveta suponho tem um cabo de ligação RJ11, para ligar diretamente à sua impressora.
      Depois no software deve ir a "Configurações POS", selecione o posto que está a utilizar e em "Configuração Gaveta do Dinheiro", onde está "Tem Gaveta" selecione a opção "SIM", selecione "Tipo de Gaveta" pela marca e a porta, igual à impressora, se a impressora é paralela, COM1, se é USB, escolha USB...

      Bons negócios!

      Eliminar
    2. Bom dia, Obrigado pela resposta.
      A minha gaveta é genérica. Penso que trabalha com Epson.
      Já pus a gaveta com Epson e Porta USB e não abre. Se eu carregar no + que está ao lado da porta, indica que tenho de fazer uns passos, como por exemplo partilhar impressora e criar um ficheiro bat.
      Já fiz estes passos e nada :(
      Muito Obrigado.

      Eliminar
    3. Lamento não ter resultado, já agora a sua impressora de talões é a impressora pré-definida do computador?

      Eliminar
    4. Sim, é pré-definida no windows e no programa.
      Já testei a gaveta e está a funcionar, fui às propriedades da impressora e seleccionei a opção "cash drawer before printing", mas a gaveta só abre quando se imprime. Não dando para abrir a gaveta no POS.
      Obrigado.

      Eliminar
    5. optimo, problema solucionado...ficando aqui aos outros leitores a sugestão quando Maomé não vai à montanha a montanha vai a Maomé... ;)

      Eliminar
  69. Bom dia Sr. Arnaldo,

    Antes de mais, os meus agradecimentos pelo tutorial sobre os recibos parciais, ficou muito mais compreensivel.

    Pergunto se sabe como fazer um documento que permita ser editado a qualquer altura, mesmo depois de emitido. Neste caso concreto pretendo fazer orçamentos que, infelizmente, estão sempre a ser alterados ou porque o cliente já não quer uma das coisas ou porque mudou as medidas ou porque já não quer pagar a pronto, etc...

    A ideia é não ter que estar a fazer no Excel e depois fazer novamente no Gescom Express para facturar, mas sim fazer uma só vez nesse tal tipo de documento que seria alterado várias vezes até que chegasse a uma versão final e nessa altura bastaria converter em factura e emitir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio,
      Realmente editar não é possível, mas tem uma alternativa que é duplicar o documento "Orçamento" alterar e reimprimir, claro não se esqueça de eliminar de seguida o anterior senão fica com muitos orçamentos abertos...lá vai mais um tutorial para isso...daqui a pouco publico-o

      Eliminar
  70. Usei o Gescom Enterprise Express durante alguns meses. Como não tinha assim tanta faturação quanto isso não me compensava utilizar a versão paga e usei a versão gratuita.
    Um dia tive um problema no computador e tive que reinstalar todo o software, incluindo uma versão mais recente do Gescom Enterprise. Infelizmente, ao tentar repor o backup que tinha feito, a aplicação mostra uma mensagem de erro a informar que a versão da Base de Dados do backup é incompatível com a nova versão do programa.
    Contactei a Inforlider que prontamente me informou que se eu não pagasse para resolverem o problema entao perderia toda a informação de faturação que tinha no backup. Vi-me obrigado a mudar de software de faturação e perdi mesmo a informação porque, infelizmente, não tenho capacidade para pagar.

    A Inforlider disponibiliza o programa gratuitamente, é verdade, mas além de ter bugs e pop-ups indesejáveis constantes, ao primeiro problema que haja a Inforlider aproveita para exigir dinheiro. Outra situação problemática é a exportação do ficheiro SAFT, que não funciona devido ao formato estar errado e o site das finanças não o aceita. Para resolverem este problema (que eles próprios criaram, visto que são eles que definem o formato do ficheiro) também pedem dinheiro.

    Deixo um conselho a todos: antes de optarem pelo Gescom Enterprise da Inforlider pesquisem alternativas. O download gratuito do programa é apenas um engodo para mais tarde quando começarem a haver problemas eles exigirem dinheiro para os resolver. Provavelmente os problemas até são programados pela empresa justamente para mais tarde poderem cobrar para os resolver.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Entendo o seu desapontamento e se leu os vários comentários que tenho deixado em resposta a questões aqui colocadas, abordo esse assunto do "risco" que se assume ao utilizar o software, não quero que pareça que pretendo vender o software que represento, mas tenho alertado inumeras vezes para essa situação. É realmente um software muito completo para gratuito, mas como não há bela sem senão, o suporte pode ser um óbice à sua utilização. Não acredito que uma empresa séria se dê ao trabalho de antecipar problemas, mas que são na maioria dos casos resultantes de factores externos ao software, como por exemplo alterações de hardware.

      Mais uma vez recomendo a leitura do artigo http://rumosonho.blogspot.pt/2013/10/software-gestao-gratuito-que-sai-caro.html

      Eliminar
  71. Olá boa tarde a todos.

    Tenho este programa e até estou a gostar, contudo tenho alguns problemas que passo a descrever:

    1- O talão de oferta não sai e não faço a mínima ideia dos passos que tenho que fazer para que este seja impresso.

    2- Não faço a menor ideia de como posso proceder para fazer uma troca/devolução de um produto com cerca de 2 semanas. Se souberem como posso fazer isso agradecia que me indicassem.

    A quem me souber dar umas dicas agradecia.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Já existe aqui no blogue um tutorial sobre notas de crédito, como fazer para emitir a devolução de artigos. Quanto ao talão de oferta, preciso de mis detalhes para poder ajudar...

      Eliminar
  72. Para instalarem o Gescom Express salários paguei 40€ pela licença o programa não é muito intuitivo e produz um erro failed to open the connection como devo fazer para ultrapassar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Infelizmente nunca tive qualquer contacto com o Gescom Salários. Mas esse erro normalmente tem a ver com a falha de servidor, convém dar uma olhada nas ferramentas administrativas do seu computador e verificar se o servidor SQL está ligado ou parado.

      Eliminar
  73. Estava a tentar instalar este software e deu-me um erro porque diz que o instalador não é suportado pelo windows XP 64bits??

    Apenas é possivel com windows de 32bits? Estava a instalar na versão 8.1 do windows num asus 1612.

    Obrigado,

    Nuno Pedrosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que a versão 8.7.0.1 funciona em 64 bits também, tente instalar como administrador.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta. Arnaldo. Voltei a instalar e depois ficou ok...

      Eliminar
  74. Caro Arnaldo,

    tenho 2 problemas com softwares de facturação diferentes e que não consigo resolver.

    1. No Primavera express 7.5 aparece-me esta mensagem:
    “Erro na impressão.
    Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAM FILES(x86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\GCPVLS01.rpt.
    The ) is missing”
    Já fiz o update à ultima versão mas continua a surgir o mesmo erro.
    Este erro ocorreu sem eu efectuar qualquer alteração ao software (mistério!)

    2. Instalei o GESCOM Enterprise 8.7, e depois de ter inserido os clientes e os produtos, decidi emitir a minha primeira factura. Acontece que quando faço uma nova venda, depois de inserir o cliente e carregar em "Inserir F7", aparece-me uma janela a dizer: "Não tem autorização para dar crédito!".

    Que devo fazer para resolver ambos os problemas.
    Obrigado.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Relativamente ao ponto 1, verifique se na pasta indicada :\PROGRAM FILES(x86)\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\ existe o ficheiro GCPVLS01.rpt, esse ficheiro se estiver lá estará danificado, se não estiver terá de colocá-lo lá, para que a impressão se volte a processar normalmente. Para consegui-lo, pode instalar o primavera numa pasta diferente da actual e depois copiá-lo para a pasta da instalação actual.

      Quanto ao ponto 2, essa mensagem surge apenas com um cliente, ou vários clientes diferentes? Se for apenas num determinado cliente, tem de alterar na ficha de cliente o valor do limite de crédito e o prazo de pagamento superior a 0 dias. Se acontecer em vários, tem que alterar as permissões de utilizador, para activar os documentos permitidos para o utilizador em questão.

      Espero que isto resolva o seu problema...boa semana

      Eliminar
    2. Boa noite caro Armando,

      Agradeço desde já as suas sugestões.

      No Ponto 1, o ficheiro em questão estava na devida pasta, por isso assumi que este estivesse danificado. Ao seguir a sua sugestão, tentei instalar o Primavera no mesmo computador, mas aparece-me apenas as opções "modificar" ou "remover". Seleccionei a opção "modificar", mas nada valeu. Estou a ver que a única forma será instalar o Primavera noutro PC. Ou haverá outra solução?

      Quanto ao Ponto 2, ficou resolvido. De facto tive que seleccionar a opção "dar crédito ao cliente" pois tinha seleccionado "não dar crédito", o que pareceu-me fazer sentido na altura.
      De qualquer forma o aspecto da factura que vem por defeito não me agradou muito mas sei que é possível personalizá-lo.
      Obrigado mais uma vez.

      Cumprimentos,

      J. Nunes

      Eliminar
    3. Olá J. Nunes,

      Uma questão que poderá estar a condicionar o Primavera é que tanto o Primavera quanto o Gescom utilizam o Crystal Reports, isso pode ser a causa de um deles não imprimir, eu utilizei inicialmente o Primavera 7.5, posteriormente instalei o Gescom 8.7 e este ultimo não imprimia, depois de remover o Primavera o Gescom ficou a funcionar bem, no seu caso é ao contrário, mas certamente é por causa disso.

      Personalizar a factura é realmente possível editando o ficheiro .rpt respectivo, mas cuidado mantenha sempre uma cópia do ficheiro original, porque ao alterar pode cometer algum erro e depois não funcionar ou ficar desconfigurado, sempre um backup de segurança do software antes de alterar o que quer que seja e uma cópia para outra pasta do ficheiro a alterar, por precaução!

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Olá Armando,

      Ao desinstalar o Gescom, surgiu uma nova mensagem no Primavera, a dizer:
      Erro no método: OpenReport.
      A aplicação crystal não está inicializada.”
      Instalei o ficheiro "CrystalXI.RDC.exe" e o problema ficou resolvido.

      Conclusão, não posso ter 2 softwares no mesmo PC (vou tentar criar uma máquina virtual a ver se resulta).

      Obrigado por toda a ajuda :)

      Abraço.

      J: Nunes

      Eliminar
    5. J. Nunes,

      Pode ter mais que um isso pode, eu tenho 3 na minha máquina velhinha ainda no XP PRO, o Gescom 8.7, o Colibri 9.3 e o Softmanagement 2.5 [pago], convivem na perfeição, mas a concivência entre Gescom e Primavera, não foi de todo pacifica, uma máquina virtual pode realmente dar a volta ao texto...mas provavelmente terá de levar o Primavera para a máquina virtual por causa da licença do Gescom, que pode começar a dar uma mensagem "já esgotou todos os postos com esta licença", ficando à mercê do pagamento de 50€ para poder continuar.

      Abraço

      Eliminar
    6. Olá Arnaldo,

      Decidi seguir os seus conselhos e instalei o Colibri (desinstalando o Gescom).
      Simplesmente fantástico!
      Muito mais simples e mais intuitivo que o Primavera e o Gescom.
      De qualquer forma tenho neste momento o Colibri e o Primavera, e deixou de haver conflito entre os 2 softwares (Primavera e Gescom).

      Estou pensando migrar do Primavera para o Colibri mas gostaria de saber se é possível ter 2 empresas no mesmo software do Colibri. O Primavera express não permite essa possibilidade.

      Já agora, poderia ajudar-me em como colocar um logótipo no Primavera?
      Já editei o ficheiro no Cristal Reports, inseri a imagem, gravei e ao abrir o Primavera, quando emito a factura, diz-me que:
      "O tamanho da página não era grande o suficiente para formatar o conteúdo de um objecto no relatório", abrindo uma janela toda cinzenta (em vez da factura).
      Penso que o problema reside na zona do documento onde coloquei a imagem...
      Se poder ajudar-me agradeço imenso.

      Cumprimentos,

      J. Nunes

      Eliminar
    7. Boa tarde J. Nunes,

      Possibilidade de ter multiempresas no Colibri é muito fácil, a forma mais simples e rápida é instalando o software em pastas diferentes, por defeito a versão atual instala em c:\colibri9, basta criar outra pasta e instalar o software nela. Para ter ambos os atalhos no ambiente de trabalho renomeie o da primeira instalação antes de fazer a segunda.

      Quanto ao Primavera, fez o procedimento do logótipo bem, mas deve ter colocado uma imagem muito grande e no local errado. Deve repetir o procedimento, reduzindo o tamanho da imagem e colocando-a no campo superior esquerda por cima dos dados da empresa. No Colibri é a mesma coisa, tem de editar para colocar logotipos, realmente o colibri é muito simples...

      Bom fim de semana

      Eliminar
  75. Olá Arnaldo,

    Sabe como se criam documentos de fornecedores adicionais aos que já existem? Queria criar um tipo de documento especial, Consignações de Fornecedores, e já o criei mas depois não me aparece para seleção no "tipo do documento" faço faço criar uma compra nova...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,
      Se já criou o documento já fez quase tudo, falta que vá às propriedades de utilizador e na aba de documentos junte o novo documento que criou aos documentos permitidos no utilizador padrão...

      Se não conseguir chegar lá apite...que lhe dou mais indicações!

      :)

      Eliminar
  76. Caro arnaldo,
    Instalei o software e gostei bastante mas tenho algumas duvidas, tais como: o software está actualizado ou seja está pronto para utilização imediata?
    Como é gratuito dá problemas?
    Como faço para importar um ficheiro excel?

    Cumprimentos,
    Sérgio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio,

      O Gescom 8.7 está de acordo com a legislação actual sim, exporta o ficheiro SAFT-PT apenas se houver documentos emitidos no mês.
      Problemas:
      Como é gratuito, existe realmente um problema, chamado não tem garantia, trocando por miúdos se tiver de efectuar uma recuperação a partir de um ficheiro de backup só o pode fazer pagando ao suporte da Inforlider cerca de 50€.
      Está pronto para utilizar depois de definir os dados da empresa, configurar as tabelas de IVA, especialmente se actua nos Açores, porque vem por defeito o IVA do Continente.
      Para importar ficheiros do excel tem de os formatar para csv...lendo o artigo que escrevi para o efeito verá que é um pouco complicado de fazer-se...http://rumosonho.blogspot.pt/2013/02/migrar-artigos-e-clientes-gescom-86.html

      Tenho outro artigo que recomendo, sobre software gratuito Vs pago, onde por experiência própria relato não só a minha, mas a de clientes meus, que tiveram dissabores com software gratuito quando nos pedem dinheiro pela ajuda mais caro que a aquisição de um software pago e estamos "atados" porque temos tudo lá dentro ...http://rumosonho.blogspot.pt/2013/04/software-de-gestao-pago-versus-gratuito.html

      Abraço
      Arnaldo

      Eliminar
    2. Boas Arnaldo,
      Agradeço a rapidez na resposta e a explicação. Não consigo importar porque diz que na versão express gratuita não é possível a importação de dados.
      Que programa aconselha a bom preço?

      Abraço
      Sérgio

      Eliminar
    3. Bom dia Sérgio,
      Eu trabalho desde 2010 com o Softmanagment que por sinal está até dia 20 com 30% desconto...http://www.softmanagement.pt/afiliado/AF-87765/2, visite este link e saiba mais...pode adquirir a licença anual e assim tem sempre todas as actualizações sejam de melhoria do software sejam de carácter obrigatório impostas pelo governo, sem ter de se preocupar nem dores de cabeça a actualizar, estando ligado a net sempre que haja actualizações operam-se de forma rápida e automática. Se o adquirir por minha indicação no link apresentado, conta sempre com o meu apoio directo, com assistência remota sempre que se justifique.

      Arnaldo

      Eliminar
    4. Bom dia Arnaldo,
      Então com esse desconto qual seria o valor do software e da renovação da licença?
      Contaria com o seu apoio sem quaisquer custos?

      Sérgio

      Eliminar
    5. Já agora o software da promoção serve para uma frutaria?
      Sérgio

      Eliminar
    6. Boa tarde Sérgio,

      O Softmanagement base com IVA terá um custo de 73,80€. Renovação anual de igual valor.

      Adquirindo o software através do link que publiquei, tem o meu apoio sem custos até um máximo de 1 hora por mês. Acima desse tempo cobro-lhe 11.80€ por cada hora adicional. Que certamente não irá precisar.

      Arnaldo

      Eliminar
    7. Este serve para uma frutaria?
      E o valor da renovação anual inclui todo o tipo de actualizações, sejam elas de versão ou das finanças?
      Sérgio

      Eliminar
    8. Para uma frutaria carece do POS para emitir tickets (talões de venda, ao que acresce o módulo POS, passando o valor anual para 166,05€ com IVA Incluído...inclui todo tipo de actualizações sejam de versões novas sejam das Finanças. com o módulo POS pode criar até os botões com as imagens da fruta se desejar.
      Se não utilizar talões, então não carece do módulo e é o preço que lhe indiquei antes de 73,80€ com IVA incluído e na mesma todas as actualizações

      Eliminar
    9. Boa noite,
      Estive a falar com a minha esposa e agora de inicio vamos optar por GESCOM e à posterior se possível adquirimos um software pago e com assistência!
      Como faço para colocar o programa a imprimir somente um talão é que imprime-me ai uns 3 e só em papel fica caro?
      E já agora é possível também configurar o tamanho da impressão é que estou à nora com isto?
      Agradecia a sua ajuda assim que possível.

      Sérgio

      Eliminar
    10. Bom Dia Sérgio,
      Para imprimir só uma via vá a:
      ADMINISTRADOR»DOCUMENTOS CLIENTES»DOCUMENTOS COMERCIAIS»
      Selecione: TALAO Duplo clique sobre ele, depois na ABA Impressão altere Nº de Vias de 3 para 1, clique na seta verde ALTERAR...já está. Faça o procedimento em todos os tipos de Documento que imprime em TALAO...por exemplo TALAO POS.

      Quanto ao tamanho refere-se exatamente a quê, porque o talão tem um modelo por defeito, um ficheiro .rpt que contém o formato a imprimir...pretende alterá-lo? Tem de editá-lo, mudar o que achar que deve, mas cuidado se não tem bom conhecimento de Crystal Reports, pode danificá-lo e ficar desconfigurado ou não funcionar sequer...

      Bom domingo :)
      Arnaldo

      Eliminar
    11. Boa tarde Arnaldo,
      Obrigado já consegui fazer a alteração do nº de vias a imprimir!
      O que eu pretendia era diminuir o tamanho do papel a imprimir, é que por exemplo vendo 1 quilo de batatas mas imprime um recibo grande, pensei que desse para alterar e que imprimisse apenas consoante o numero de artigos que lá constasse, e também queria alterar a margem lateral de impressão pois parece-me que não cabe toda a descrição no papel!
      Não sei se me fiz entender...

      Mais uma vez obrigado por tudo.
      Sérgio

      Eliminar
    12. Sérgio,
      O seu problema dá-me ideia de estar a utilizar a impressora de talões como "impressora genérica só texto", se for o caso, instale os contorladores da sua impressora, para a marca e modelo que dispõe adequados ao seu sistema operativo (XP, Vista, Windows7). Se após essa instalação continuar a ter esse problema avise.

      ;)

      Eliminar
  77. Boa Noite,

    Obrigado pelo ajuda em que vai dando aos vários pedidos que aqui são colocados.
    Trabalhava com o PrimaveraExpreess mas devdo às limitações de volume de Faturação da versão Gratuita vou mudar de SW de Faturação. Escolhi o GESCOM 8.7.1.

    Passei os últimos dias a estudar o programa para inserir artigos, Códigos EAN, etc

    Mas não percebi ainda como fazer a importação de stocks iniciais, ou futuramente contagem de stocks, de forma automatizada (sem ter de inserir manualmente informação de stock de milhares de artigos).
    Nos "Stocks Iniciais de Armazem" tem uma opção de "Importação de Stocks Iniciais de Armazém" que permite carregar de dois tipos de ficheiros diferentes em função de 2 modelos diferentes de leitor de CodBarras. No entanto não existe qualquer indicação sobre o formato desses ficheiros.
    Na "Contagem de Stocks" existe a opção de leitura a apartir de ficheiros em função de 3 modelos de dispositivos de leitura de CodBarras também sem qualquer indicação sobre o formato dos ficheiros.

    Tem alguma dica sobre esta matéria que possa partilhar?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde José Silva,
      Essa importação na versão gratuita deixa muito a desejar, o mais provável é que quando for utilizá-la seja direcionado para o site da inforlider para comprar o suporte para auxiliá-lo nessa função.

      Se o seu volume de facturação é elevado e tem muitos artigos na base de dados, siga um conselho de amigo e gaste uns trocos agora que vão lhe sair baratos daqui a uns tempos...este tipo de software gratuito está muito bom para trabalhadores independentes com poucos documentos, quando a dimensão já é outra, contabilidade organizada e o risco de perder todo trabalho é elevado, deve optar por uma solução paga a quem possa pedir contas...

      Olhe que fala quem já trabalha com este tipo de software há muitos anos, pessoalmente e em clientes e já assistiu a perda de muito trabalho, por uma simples avaria no PC...

      :)

      Eliminar
    2. Boa Noite Arnaldo,
      Obrigado pela resposta e pelo seu conselho. Percebo bem o seu ponto de vista mas neste momento vou continuar com software gratuito. Tenho bons conhecimentos de informática e consigo aceder à BD para fazer os carregamentos iniciais das migrações de Sw e parametrizar os sw para irem funcionando. Consegui em 2013 parametrizar e manter uma instalação Primavera Express 6 para emitir Faturas Simplificadas e a gerar SAF-Ts para a AT. Só que em alguns aspetos o SAF-T não estava 100% correto e para não ter problemas com o Fisco decidi este ano mudar para uma mais aualizado com a Legislação... Pese embora tenha uma faturação anual considerável a empresa não passa dum projeto social que gera emprego para 2 familiares.
      Entretanto já percebi qual a tabela da BD onde são registados os Stocks iniciais e já os carreguei todos por comandos SQL :-).

      Tenho contudo um problema com o SW que só agora me apercebi, (depois de carregar todos os artigos, codigosEAN, StocksIniciais, etc.)
      Tinha experimentado fazer umas Faturas e percebi que o programa depreendia que o PVP1 do Artigo era sem IVA. Carreguei os artigos com o PVP1 sem IVA. No entanto ao experimentar agora o POS com mais atenção verifiquei que no POS (para o mesmo tipo de documento Fatura Simplificada e para o mesmo cliente DIVERSOS) assume que o PVP1 já tem IVA incluído! Isto é, No GCE aparece 1€ + 0,23€ de IVA e no POS aparece 1€ como valor final a pagar pelo cliente !?!.
      Já voltei a verificar as configurações e não encontro forma de alterar este comportamento incoerente. A única solução que tenho para já é alterar na BD os PVP1 todos para o preço c/ IVA Incluido e no GCE sempre que for emitir um Doc de Venda (Fatura / Fatura Simplificada / ...) altero o campo "Imposto" que tem o valor "DEBITA IVA" para "IVA INCLUIDO". Mas é uma solução de último recurso, chata, porque está sujeita a erro humano e mais cedo ou mais tarde vamo-nos esquecer de alterar esse campo.

      Já alguma vez viu este comportamento. Sabe de alguma parametrização ou algum "truque" que deva verificar/alterar para tentar resolver este issue?

      Obrigado

      Eliminar
  78. José é realmente a primeira vez que me alertam para essa situação de assumir preço sem IVA no GCE e com IVA no POS. Vou investigar no meu SW de Testes a ver se replico esse comportamento, depois dou feedback.

    Já agora, há um amigo aqui do forum que quer fazer o mesmo que o José fez em mudar de outro software para o Gescom, pode indicar qual o SW que utilizou para carregar os dados via CMD SQL.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arnaldo,

      Efetivamente tenho este comportamento do IVA nas 2 instalações que fiz para experimentar o programa GESCOM... Mas, entretanto julgo que já percebi qual o problema ou pelo menos percebi uma forma de o ultrapassar:
      Estranhamente (para mim pelo menos) não se indica na ficha de artigo se o preço definido no PV1 (Preço de Venda 1) é com IVA incluído ou não. Apenas se indica o preço e qual a taxa de IVA a que está sujeito (compras e vendas). O controlo do IVA incluído ou não no PV1 está nas fichas de cliente(!)
      Em função da configuração relativa a Imposto ("Dados do Cliente" > "Configurações" > "Preços" > "Imposto") da ficha de cliente, o GCE ao criar um documento de venda acrescenta ou não o IVA ao PV1 definido no artigo.
      Contudo o POS assume sempre que o PV1 tem IVA incluído mesmo estando "DEBITA IVA" no cliente DIVERSOS (!).
      Face a este comportamento decidi alterar os PV1 dos artigos todos para preço com IVA incluído, alterar as fichas dos clientes todos para "IVA INCLUIDO" e ainda alterar no Menu topo "Administrador" > "Gestao" > "Configuracoes" > "Configurações Gerais" o item "TIPO DE IMPOSTO DE CLIENTE POR DEFEITO" de "DEBITA IVA" para "IVA INCLUIDO". Desta forma quando se cria clientes novos estes ficam automaticamente com IVA INCLUIDO.
      Talvez haja uma solução mais fácil mas esta funcionou :-)

      Quanto às técnicas utilizadas para migrar os dados do Primavera para o GESCOM usei um método bastante "caseiro":
      - Liguei o Excel à BD do Primavera;
      - Sobre esse EXCEL fiz fórmulas paa formatar os dados e gerar linhas de comandos SQL "INSERT ...."
      - Instalei a ferramenta FlameRobin para aceder à Base de Dados FireBird;
      - Na FlameRobin seleccionei as tabelas pretendidas (ARTIGOS, CODIGOSEAN, ...) e executei os comandos INSERT ... nas janelas de execução de SQL sobre essas tabelas. Não aconselho a exectar mais de 2000 linhas de cada vez porque pode demorar imenso tempo a executar... no final tem de se clicar no botão de commit para que as alterações sejam refletidas na BD.
      Caso alguém necessite posso dar mais detalhes.

      Espero que esta explicação possa ajudar outros iniciantes no GESCOM.

      Eliminar
    2. Olá José,
      Realmente eu nunca havia verificado essa situação por estar a trabalhar com IVA incluído por defeito. A sua solução parece-me a mais inteligente e adequada a este software, o ter publicado aqui vai ajudar outros utilizadores a quem surja a mesma situação.

      Fico grato também por partilhar a técnica de migração e olhe que vai certamente ajudar muitos utilizadores, mesmo de outros SW's, já que o excel e o FlameRobin estão ao alcance da grande maioria dos utilizadores.

      Bom domingo...
      :)
      Arnaldo

      Eliminar
  79. Olá,
    Tenho duas empresas a trabalhar em pc's diferentes com o Gescom POS Express.

    Preciso de criar uma terceira empresa noutro pc, mas não consigo adquirir a licença.

    Pedi ajuda à inforlider e a resposta que me deram, foi que se quisesse activar a licença tinha de pagar uma intervenção.

    Sabe, se eles bloquearam a emissão de licenças?

    Abraço

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      As 2 empresas tem o mesmo NIF? O Gescom é um software monoposto, pelo que apenas permite trabalhar com um PC por empresa, ou várias empresas no mesmo PC, se a terceira empresa tem o mesmo NIF de pelo menos uma das primeiras o NIF já está registado na base de dados da Inforlíder e ao instalar recebe uma mensagem de que esgotou o numero de instalações para aquela licença. Neste caso só mesmo adquirindo uma licença paga ou registar com outro número de contribuinte o software, por exemplo de um familiar, depois criar a empresa oficial com os dados corretos e trabalhar normalmente.

      Boa sorte!

      Eliminar
  80. Se precisar de migrar a base de dadoos de computador para computador, mande a sua bdados para anhoassadonoforno@gmail.com.
    Tambem se tiver problemas no SAF-T

    ResponderEliminar
  81. Boa noite.
    Instalei o Gescom Enterprise 8.7 com versão POS mas não consigo imprimir facturas simplificadas nem abrir a gaveta.
    A única coisa que imprime é o fecho da caixa...
    Arnaldo, o que é que estou a fazer mal? Falta-me configurar alguma coisa? Começo a ficar desesperado porque já não sei mais o que fazer...
    Podes dar uma ajudinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Nuno Costa,
      É necessário configurar o utilizador com o tipo de impressora e o layout de impressão.
      Na aba de "POS - Ponto de Venda", entre em "Configurações POS", selecione o utilizador a configurar no fim da janela que abre.
      Na aba Dados POS tem uma linha a negrito "Configuração Gaveta Dinheiro" tem de escolher a opção "SIM" e o tipo de gaveta (tem 4 opções) teste a que funcione consigo. Na aba "Impressora POS" logo na primeira linha surge a lista de impressoras instaladas no seu PC, escolha a sua impressora de talões, e grave a opções no botão alterar.

      Bons negócios.

      Eliminar
  82. Bom dia,

    Desde já parabéns pelo excelente blog e por toda a informação que aqui disponibiliza.
    Gostaria de saber se existe alguma forma de colocar comentários no momento de emitir o recibo.
    No meu caso em concreto preciso de colocar a referência de pagamento utilizada pela empresa, uma vez que a mesma me é requerida nos recibos pela empresa em causa.

    Desde já obrigado! Pedro Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Pedro Pereira,
      Essa informação que pretende imprimir é apenas nos recibos ou nas faturas também? É diferente para cada documento ou igual em todos?
      Pode utilizar nas observações a imprimir nos documentos caso seja igual para todos indo a "Administrador" "Gestão" "Empresas" "Alterar dados da Empresa Atual" na aba "Observações Documentos" Escreva o que pretende que apareça em todos os documentos e grave em "Alterar".

      Espero que isto o ajude..
      Arnaldo

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Desde já agradeço pelo comentário e pela resposta.
      Efectivamente o que necessito é de saber se existe alguma forma de adicionar comentários específicos no recibo do cliente. O objectivo é poder adicionar as referências de pagamento que a entidade que faz as transferências usa pois a mesma exige que constem do recibo.

      Uma outra situação que estou a tentar resolver mas sem sucesso está relacionado com o SAFT na versão 1.03. Após emitir o mesmo recebo um erro (aquando da tentativa de submissão) em que algumas datas de recibos são anteriores a datas da respectiva factura (pelo menos é a ideia que me fio transmitida por quem me fez a submissão).
      Após algumas tentativas de falar com a inforlider continuo sem resposta e gostaria de saber se existe alguma forma de resolver a a questão visto necessitar de submeter os ficheiros.

      Desde já agradecido,

      Pedro Pereira

      Eliminar
    3. Bom dia, Pedro.
      Em primeiro lugar desculpa pela demora em responder.

      Pode colocar comentários nos recibos não existe essa possibilidade, mesmo usando a linha de observações no final da primeira janela do recibo não sai na impressão.Só fazendo uma montagem escrever numa folha do word em local que coincida com o nosso recibo e reimprimir essa descrição no recibo, pouco ortodoxo, mas na falta de melhor...resolve.

      Quanto ao erro do saft teria de saber mais, até porque os recibos salvo nas empresas que aderiram ao IVA de Caixa, não fazem parte dos documentos constantes do SAFT. Um print screen do erro ou o ficheiro XML para analisar seria o ideal para lhe responder, muitos erros SAFT são campos não preenchidos corretamente como NIF inexistente, Código postal fora do formato XXXX-XXX, são as situações mais comuns.

      Bons negócios

      Eliminar
  83. Boa tarde,

    Eu tenho uma dúvida relacionada com o POS, queria saber como configuro o POS para me aparecer a opção de imagens do artigo e não a lista normal

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Na versão gratuita isso não é possível, a gestão de mesas e artigos com imagem no POS está apenas disponível na versão paga.

      Bom fim de semana

      Eliminar
  84. Boas,
    na versão gratis o programa envia todas as contas como por ex: em talão ou envia apenas as com contribuinte ?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, deduzo que se refira ao SAFT, a versão gratuita respeita a legislação em vigor e envia todas as vendas para o SAFT, não podia ser de outra forma.
      Todas as vendas com ou sem NIF são enviadas para o SAFT sem exceção.

      Eliminar
  85. Boas,
    mais uma pergunta: na versão gratuita os talões são configuráveis com o logotipo da empresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Configurar os talões com o logotipo implica quer an versão gratuita quer na paga, editar o template de talões e colocar o logotipo no modelo, para isso precisa conhecimentos de edição de layouts em Crystal Reports, caso contrário danifica o ficheiro original e não imprime.

      Cumprimentos

      Eliminar
  86. Olá boa tarde.
    Como fazer para que o talão de fecho de caixa saia corretamente.
    isto é preciso do rpt para isso.

    Imprime só metade do talão, sem nada do lado direito.
    Obrigado é urgente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Nas configurações do POS, altere no seu POSTO na aba "Impressora POS" em Relatórios de Fecho de Caixa tem de selecionar o seguinte ficheiro .rpt "C:\Program Files\Inforlider\Gescom Enterprise\Gescom Enterprise 8.7\Relatorios\rpt-fechocaixa\FechoPOS.rpt"
      Isso corrige o problema.

      Bons negócios

      Eliminar
  87. Boas, se precisar de exportar o ficheiro saft para uma pen, como devo proceder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para exportar o SAFT para uma pen é muito simples, na clique lupa de "caminho" quando está a criar o ficheiro SAFT e escolha a Pen onde pretende guardar o ficheiro...

      Bons Negócios

      Eliminar
  88. boa noite instalei o express 8.7, e já o tenho a funcionar, quando tentei imprimir a fatura na parte final dos artigos esta escrito: este documento não serve de fatura. estou a usar o tipo de relatório, Crystal Report e o ficheiro de impressão, Relatorios\rptdocs-comerciais\documento\clientes\fac_standard.

    ResponderEliminar
  89. não coloquei a questão completa, depois de validar a fatura quando vou a vendas, aparece a fatura com uma cruz vermelha na coluna de stabus.

    antes de mais parabéns ao forum

    ResponderEliminar
  90. desculpem mas deve ser da hora ...depois de muitas tentativas tentei mudar de empresa para uma demo e o programa começou a pedir pss e user, não me lembro de usar pass e user ...como vou resolver isto ...se poderem ajudar agradeço

    ResponderEliminar
  91. Bom dia Joaquim,
    Respondendo à primeira parte da questão, estava utilizando o Gescom sem licenciar, como versão demonstração para: Nome Empresa.
    Na segunda parte o X vermelho significa que a fatura não está liquidada, isso acontece porque está emitindo uma Fatura normal que é lançada a débito no cliente e para ficar liquidada tem de emitir Recibo, se está a vender a pronto deve optar pela opção "Fatura-Recibo" (Documento em formato A4, se for POS deve utilizar "Fatura-Simplificada" mas tem de configurar o formato (Já explicado noutro comentário aqui no fórum).
    A terceira questão, dá para perceber que andou a fazer pela vida...:) o User por defeito é SYSDBA e a passe masrekey.

    Espero que isso resolva a sua questão.
    Bons Negócios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom Armando esta tudo resolvido...obrigado pela dica, o que faltava era mudar o formato de impressão...parabéns ao fórum

      Eliminar
  92. Boa tarde,
    Eu instalei o programa "Gescom Enterprise + POS 8.7" para usar no meu salão. Comprei uma máquina de talões mas até agora não conseguia imprimir os talões e tive de chamar um técnico informático para resolver esta situação. O técnico teve de formatar o computador e agora já imprime mas aparece-me esta mensagem no programa da "Gescom":
    Excedeu o limite de postos autorizados com a licença atual. Entre em contato com a Inforlider
    E agora eu queria saber se me podem ajudar sff?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Essa mensagem tem a ver com o facto de o software ser monoposto, permitindo apenas uma instalação por contribuinte, no seu caso estava instalado, como formatou o computador essa segunda instalação é entendida como um novo posto de trabalho para a licença, que efectivamente só pode ser desbloqueada pela Inforlider, que lhe irá cobrar por isso. Pode sempre tentar obter uma nova licença tentando um segundo registo com um NIF diferente e usar os dados da licença nova no software actual.

      Eliminar
  93. Boa Tarde
    Estava a utilizar o Gescom Enterprise 8.7 no xp e até aqui tudo OK
    O Pc avariou e agora tive de instalar o Windows 7, fiz a instalação novamento de Gescom criei a empresa novamente reinstalei o backup mas no fim quando vai abrir da o erro que " excedeu o limite de postos autorizados com a licença actual ", estarei a fazer alguma coisa mal feita?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Não está a fazer nada de errado, mas como já hoje foi aqui publicado o software é monoposto, ao instalar uma segunda vez, validando pela segunda vez a licença dá essa mensagem e o problema só pode ser resolvido pela Inforlider que lhe cobrará por essa intervenção.
      Se tiver o ficheiro gescomprise.fdb da instalação do gescom no XP, tente renomear o atual da instalação no win7 e colocar o antigo na mesma pasta da sua empresa.

      Eliminar
  94. Estava a utilizar o Gescom Enterprise 8.7.01 revisao 016 build 2 num Portatil HP em mau estado. Estava licenciado para o nome da minha antiga empresa. Pretendo instalar o programa num portatil em bom estado e com o meu nome individual. Já o fiz mas não consigo colocar a licença do meu nome individual senão dá erro pois diz que a base de dados de onde repuz o backup não é desta minha licença actual. E com a licença antiga ja nem aparece o programa registado no novo Portatil.
    A instalação nova é o Gescom Enterprise 8.7.01 revisao 019 build 0.
    Ideias? Já tentei tudo o que me lembrava acerca de editar os ficheiros mas nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Tente fazer o seguinte:
      1º Tente novo registo com o seu nome individual
      2º Registe o software com essa licença
      3º Crie uma nova empresa no software
      4º Renomei a base de dados dessa nova empresa para não eliminar
      5º Copie a base de dados do seu PC antigo para a pasta da nova empresa no PC novo
      6º Tente selecionar a nova empresa com a base de dados antiga

      Se não der, desfaça os passos anteriores e tente restaurar a partir do seu backup, mas enquanto o software não aceitar o licenciamento será dificil passar daí.

      Eliminar
    2. Bom dia,

      No meu caso, quando instalei o software num computador em que posteriormente tive que re-instalar o sistema operativo, tambem recebi a surpresa de não ser possivel o restauro da base de dados sem que fosse a Inforlider a realizar essa operação.

      Como achei que era um absurdo dado que na licença com a qual concordei e que li cuidadosamente nada vem em relação a esta hipotese uma vez que o utilizador é o mesmo, a máquina é a mesma, a licença do Sistema Operativo é a mesma, etc... decidi dedicar uma tarde a este assunto e tendo já ajudado algumas pessoas e empresas a resolver esta situação, posso afirmar que a licença é feita com base no numero da licença gerado pela Inforlider + um valor da motherboard + um valor do Sistema Operativo + o utilizador do Windows. Qualquer mudança numa destas variáveis implica que seja gerada nova licença.

      Por outras palavras, infelizmente a solução acima não irá funcionar, somente o pedido de suporte a Inforlider ou às pessoas que sabem como resolver.

      Como um aparte, a Inforlider aparenta práticas algo estranhas como por exemplo a possibilidade de saberem quantas vezes o software foi utilizado, quando e qual o valor da facturação. Deixo que cada um chegue as suas proprias conclusões sobre a necessidade da Inforlider saber estas informações...

      Estou a colocar como anónimo porque devido a experiencias anteriores, não pretendo que me cancelem a licença :)

      Eliminar
    3. Tudo que lhe aconteceu, já aconteceu a centenas de pessoas por este país fora. A prática mais estranha de todas da Inforlíder é o formato do ficheiro de backup não ser o ficheiro correto de restauro. Aqui nos comentários um dos nossos participantes resolveu o problema da migração dos dados da versão 8.6 para a 8.7, pode ser uma alternativa a quem necessite restaurar, partindo da base de dados anterior, exportar os dados das tabelas, depois importá-los para as tabelas da nova base de dados. Apenas neste processo não aconselho a passar os documentos de venda, por causa do ficheiro SAFT.

      Por ter utilizado este software e ter chegado à conclusão que sem ter a versão paga estava sempre no fio da navalha, mudei para software pago, para ter mais segurança, mas claro que não o comprei na inforlider, devido a essas estranhas práticas de "controlo" da vida dos outros.

      Eliminar
  95. Boas,
    Estou a ter um problema ao tentar fazer um pagamento no POS: após inserir o artigo e o preço vou para fazer o pagamento mas tenho a seguinte mensagem: "É impossivel terminar. O documento anterior desta série não está terminado."
    Como posso resolver esta situação Sr. Arnaldo?

    ResponderEliminar
  96. Boa tarde Arnaldo,

    Quero fazer pagamento no POS mas ao clicar para pagar o sistema informa que tenho documentos pendentes, como posso resolver isto?

    ResponderEliminar
  97. É provável que não tenha feit as configurações do POS e escolhido o documento por defeito de Fatura Simplificada, estando a fazer Fatura que é um documento a crédito, e que por conseguinte fica a débito na conta do cliente. Logo ao emitir novo talão avisa que o cliente tem documentos pendentes "de pagamento"

    ResponderEliminar
  98. Boas Arnaldo,

    Agora tenho mais uma duvida que é : ao fazer um pagamento no POS sai um talão praí com uns 30 cm eu queria saber se é possivel alterar as definições de impressão para sair um talão mais curto

    ResponderEliminar
  99. Boa tarde,
    Ao efetuar o fecho de caixa sai o talão mas deve estar mal definido porque os valores estão cortados, só se consegue visualizar metade dos numeros. Como posso regularizar?

    ResponderEliminar
  100. Boa tarde, ao imprimir um talão os valores não se conseguem ver porque saem para fora da visibilidade deste. Peço a sua ajuda para saber se há forma de alterar isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve estar a utilizar um modelo de impressão desatualizado ou então uma impressora "Genérica só texto"

      Para corrigir o problema existe um layout próprio para a impressão de talões POS.
      Tem de ir "administrador"
      "Documentos clientes" "Documentos comerciais"
      "TALAO POS" na aba "Impressão" escolher "Relatório:" tem de indicar o seguinte caminho: c:\programas\inforlider\SUAEMPRESA\Relatorios\rptdocs-comerciais\documento\clientes\DOCUMENTOPOS_76.rpt

      Se não estiver a utilizar impressora talões recente, tente instalar os drivers da marca e modelo da impressora e nunca como impressora genérica.

      Eliminar
  101. Bom Dia
    Sempre que abro o gescom da a mensagem de que " o programa detectou que existem tipos de encomendasque não tem documento equivelente devidamente preenchido" mas dou ok e ele abre, depois quando vou tirar uma factura da o erro " Não autorizado a lançar documentos" " Não é possível inserir documentos uma vez que os tipos de documentos não se encontra parameterizado ou então o IVA não se encontra devidamente corrigido"
    Já vi tudo, desde ivas aos documentos e esta tudo bem .
    Alguma ajuda ? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve ir a "Administrador" "Documentos clientes" "Documentos comerciais" e parametrizar os tipo de documentos com todos os requisitos necessários bem como definir o documento por defeito para fatura se passa documentos em a4 e fatura simplificada se passa documentos em talão.

      As tabelas de IVA se já verificou então não deve ser por aí.

      Eliminar
    2. Boas
      Nada. Coloquei tudo igual a da demo e nada.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Consegue enviar u print screen da mensagem de erro por favor.

      Eliminar
    4. Boa Tarde
      Foram as fotos por mail
      Obrigado

      Eliminar
  102. Ola Arnaldo
    Já que o erro é comum...
    Tive de fazer um clone do meu disco pois o meu disco estava a dar erro ao arrancar no portátil.
    Trabalha tudo bem menos o gescom que também me da o erro "excedeu o limite de postos autorizados com a licença actual "
    Alguma ideia ?

    ResponderEliminar
  103. Caro Arnaldo,

    Peço a sua ajuda na resolução do seguinte problema: no processo de pagamento, mesmo que coloque "sim" na opção de imprimir um talão de oferta, o talão de oferta não é impresso. Verifiquei ainda que se tentar imprimir o talão de oferta através de "Mais opções/Re-imprimir Docum./Imprimir T. Oferta" é exibida a mensagem de erro "O Relatório de Oferta não foi encontrado. Impossível Imprimir". Será que a aplicação está a tentar utilizar um relatório Crystal Reports que não encontra? Que relatório? Ou será apenas uma questão de parametrização da aplicação? Obrigado.

    ResponderEliminar

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online