domingo, 15 de janeiro de 2012

Wikipédia faz 11 anos

-A maior enciclopédia do mundo é na Web e chama-se Wikipédia, wiki vem da palavra Havaiana para veloz, e de facto a Wikipédia cresceu veloz, apareceu em 2001 e 11 anos passados tem mais de 10 milhões de entradas e está disponível em 262 línguas, é o maior projecto colaborativo do mundo, em que qualquer pessoa pode corrigir, editar, adicionar e publicar conteúdo, para ajudar este projecto a ficar actualizado, de facto, o factor revisão e actualização tem uma velocidade espantosa, por exemplo o recente acidente do navio de cruzeiro "Costa Concórdia" já tem actualizada a informação sobre o acidente na sua página da Wikipédia.
Quase todos os internautas já consultaram a Wikipédia ao menos 1 vez na vida, mas a maioria já o fez, dezenas, centenas e ou milhares de vezes, sendo uma ferramenta de consulta obrigatória para quase todos os estudantes de todos os níveis de ensino.
No entanto nem tudo são rosas e o seu fundador Jimmy Wales, fez recentemente um apelo, para que os utilizadores da Wikipédia doassem uma pequena quantia, para permitir que a enciclopédia online se mantenha gratuita, open source e actualizada. Estima-se que o investimento em torno dos projectos Wiki, tenha rondado o meio milhão de dólares americanos, na criação da Wikia que roda o Wikiasari, um motor de busca estilo wiki e o Wikicities para hospedagem. Recentemente criou a Campaigns Wikia para tratar de assuntos políticos.

Parabéns Wikipédia e obrigado por todas as vezes que alguém encontrou a resposta a uma questão graças a este projecto.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online