domingo, 17 de fevereiro de 2013

Migrar Artigos e Clientes Gescom 8.6 para 8.7

-Ao fazer a instalação do Gescom 8.7, para ficar com a versão mais atual e por conseguinte, a que cumpre as regras de faturação dos Decretos Lei 197 e 198 de Agosto de 2012, que entraram em vigor a 1 de Janeiro de 2013. Vai deparar-se com o problema dos dados que tem na versão 8.6 e não consegue migrar para a 8.7.

Devo salientar que só deve exportar clientes e artigos, já que documentos, vai colidir com a criação do ficheiro SAFT-PT.

Pode fazer essa migração de forma muito simples:

1º Exporte os clientes e os artigos para excel na Versão 8.6.
2º Depois se for um utilizador experiente de excel, crie um ficheiro CSV, apenas com os campos:
(Ficheiro de Artigos): Numa linha só (Fica uma linha para cada artigo.
Código de Artigo;Desc Parcial;Família;SubFamília;PreçoCusto;PrecoVenda1;PrecoVenda2; PrecoVenda3;CodIva;ReferenciaArtigo

Cada linha deve corresponder a um artigo com os campos descritos apenas.

(Para Ficheiro de Clientes ( 1 cliente por linha) os seguintes campos:
NCliente;Nome;Morada;CP;Localidade;Telefone;Fax;Telemovel;Nrcontribuinte;TabelaPrecos (inserir numero 1..5);Moeda;Limite de Crédito

3 º Tendo feito isto no excel salve como ficheiro CSV (Um ficheiro para os artigos e outro para os clientes), deve eliminar o cabeçalho da tabela antes de gravar.

4º De seguida vá ao ficheiro criado no excel e com o lado direito do rato, faça abrir com bloco de notas. Faça guardar como... dê um nome ao ficheiro, por exemplo artigos, guardar com o tipo (Documento de texto TXT) e codificação UTF8, este procedimento é para artigos e clientes igual.

5º Passo seguinte abra o Gescom 8.7 vá a "Gestão", "Importar/Exportar", "Importar Ficheiros Estruturados",  "Artigos"
Escolha o ficheiro artigos.txt e faça "Importar"

6º Repita o passo 5 com o mesmo procedimento para Clientes.

De notar que os caracteres especiais como acentos, e "ç", ficam desconfigurados, bem como terá de alterar nas fichas de clientes "País" "Distrito" e na aba configurações "Mercado"

Será necessário criar de novo as suas famílias e sub-familias. Bem como fornecedores. Mas o grosso do trabalho, fica feito automaticamente.


Em caso de achar muito complicado posso fazer-lhe esse trabalho...por assistência remota via "TeamViewer"

Imagem direitos reservados (Inforlider)


8 comentários:

  1. Caro Arnaldo, Sou um utilizador do Gescom 8.6 express.
    Não migrei para a versão 8.7 e hoje ao tentar aceder ao programa, deparei-me com esta mensagem: "Login Inválido ou Firebird/Interbase não está instalado no servidor. Peço se possível que me ajude.
    abraço
    Vítor Lopes (vlv.gesbuild@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Vítor,

    Se o problema for do login, certamente para numa janela a pedir para introduzir um utilizador e uma passe:
    esse utilizador seria por defeito SYSDBA e a passe masterkey.

    Se por outro lado o problema é o Firebird/Interbase, pode ser o caso de não ter iniciado e se reiniciar o computador fica solucionado, caso não seja esse o problema em ultimo caso reinstale-o no computador.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    Persiste o meu problema "Login inválido ou Firebird/interbase não instalado no servidor". Já re-instalei o firebird e o gescom.
    Alguma outra solução.
    Obrigado pela ajuda.
    Arlindo
    arlindo_viana@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Caro Arlindo,
    Tem outras aplicações que utilizem o firebird ou o primavera express instalado no seu pc? Senão tente ir às ferramentas administrativas no seu painel de controle e verifique se o firebird está activo ou parado, active-o manualmente se necessário e depois tente aceder ao Gescom.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite
    Preciso muito muito muito da sua ajuda neste assunto.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Vitor,
    Pretende migrar clientes e artigos do Gescom 8.6 para 8.7?, Considere antes livrar-se do Gescom, vai ter de pagar mais dia menos dia 73€ + 23% IVA à Inforlider. Por esse motivo cessei todo suporte ao Gescom e não o recomendo a ninguém nos moldes actuais. No entanto pode exportar a tabela de clientes e de artigos para excel e seguir os passos apresentados no artigo acima. Leia o artigo onde explico o motivo de ter deixado de ajudar utilizadores do Gescom (Entretanto já houve alteração de procedimentos da Inforlider) http://rumosonho.blogspot.pt/2014/08/gescom-87-fim-do-suporte.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo auxílio.
      Contudo, qual a solução mais económica para ter um programa de gestão equivalente ao gescom?
      Obrigado

      Eliminar
    2. Dependendo do seu ramo de negócio e consequentemente as suas necessidades, pode começar nos 75€ + IVA anual, com actualizações incluídas sempre que o nosso governo decida alterar ao ritmo que tem alterado até agora.
      Precisa fazer controle de stocks, ou apenas vendas?
      Precisa de Emitir talões ou só vendas em A4?
      Envie-me um email para arnaldo1972@gmail.com com as suas necessidades e eu apresento-lhe um software pago e que por essa via sabe que vão estar lá quando precisar e não vão "inventar" taxas adicionais.

      Eliminar

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online