terça-feira, 30 de abril de 2013

Software de Gestão Pago Versus Gratuito

-Para muitos pequenos e médios empresários, a decisão de adquirir um software de gestão, é ainda uma questão dificil.
Isto porque qualquer começo tem sempre muitas incertezas, motivo para se poupar ao máximo e procurar soluções baratas ou gratuitas para dar conta às exigências legais.
No caso do software de gestão, temos apresentado aqui no blog, varias soluções gratuitas, justamente por sabermos da utilidade que tem nos momentos de decisão a par de algumas soluções pagas. Hoje porém vamos fazer um comparativo dos pós e contras de cada um deles, que deve ter em consideração na hora de tomar "A Decisão".

Prós do software gratuito:

  1. Preço 0
  2. Cumprir as obrigações fiscais (certificação)
  3. Desempenhar as funções mínimas necessárias à gestão de uma pequena/média empresa

Contras do software gratuito:
  1. Responsabilidade (Caso tenha algum problema ou erro, não pode imputar responsabilidades ao fabricante porque a cavalo dado não se olha o dente)
  2. Suporte (O fato de ser gratuito, não existe suporte e/ou existindo o mesmo é pago e caro)
  3. Dúvidas (Caso as tenha terá de contar com a boa vontade de terceiros para ajudar a ultrapassá-las ou nalguns casos pagar a quem lhe possa ajudar)
  4. Segurança (Nunca poderá estar descansado em caso de avaria do PC, pode já não estar disponível a sua versão do software, não podendo restaurar mesmo com cópia de segurança [backup])
  5. Garantia (Não existe nenhuma garantia ao software que é utilizado de forma gratuita)
  6. Atualizações (Não existe compromisso por parte do fabricante em assegurar nenhuma atualização neste tipo de software).
Prós de software pago:
  1. Vínculo estabelecido com uma entidade responsável pelo software garante que possam ser imputadas responsabilidades em caso de algo não correr como esperado.
  2. Garantia de suporte de acordo com o contrato e tipo de licença adquiridos
  3. Dúvidas (Sempre disponível através de manuais de utilizador, apoio telefónico, apoio remoto ou de representantes)
  4. Segurança (Mesmo que tenha um problema ou avaria, se tiver contrato de suporte, tem sempre apoio na recuperação dos dados a partir de cópias de segurança)
  5. Garantia (Todos os fornecedores de software pago dão garantias sobre os produtos comercializados)
  6. Atualizações (Dada a incerteza fiscal, é aconselhável subscrever sempre contrato de atualizações, que no caso de software pago está quase sempre disponível para todos os clientes subscritores)
  7. Possibilidade de muitos softwares serem adquiridos em módulos, permitindo comprar apenas o que é necessário ao seu negócio.
  8. Assistência presencial ou remota sempre possível, através de representante ou equipa técnica.
Contras do software pago:
  1. Preço

Deixe as suas dúvidas ou opiniões, diga-nos qual o software que utiliza, suas preocupações, anseios e relação com a aplicação utilizada.

Alguns softwares gratuitos que já lhe falámos:
Recomendações de software pago:


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