segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Colibri 9 [Aula 2] Fatura-Recibo

-Partindo do "MENU PRINCIPAL", faça duplo clique sobre o documento que deseja emitir, como exemplo vamos utilizar uma "FATURA/RECIBO" em que vamos receber na hora, para isso fazemos duplo clique no documento. (Clique nas imagens para ampliar)



Com o cursor posicionado no campo NÚMERO, deve colocar o número de cliente, caso não saiba o número de cliente utilize a "BARRA DE ESPAÇOS" para abrir a tabela "CLIENTES", seleccione então o número de cliente e carregue novamente na "BARRA DE ESPAÇOS" para que  o cliente passe para o cabeçalho do documento.
Prima "ENTER" para confirmar o cliente.

Introduzindo artigos na Fatura-Recibo
Com o cursor posicionado agora na secção das "LINHAS DO DOCUMENTO", utilize o mesmo procedimento para introduzir o artigo, ou através do seu código, escrevendo o CÓDIGO DE ARTIGO seguido de ENTER, ou então carregando na  "BARRA DE ESPAÇOS" para abrir a tabela de "ARTIGOS", seleccionando depois o artigo que quer facturar seguido da  "BARRA DE ESPAÇOS" para introduzir no documento.



Introduzido o artigo:
Para avançar entre colunas, para confirmar UNIDADE, QUANTIDADE, PREÇO, %DESC, IVA, ISENÇÃO utilize a tecla ENTER, para adicionar novas linhas ao documento utilize o ícone + ou então a tecla de atalho CTRL + ENTER.
Finalizado o documento, as operações sobre o mesmo encontram-se no canto superior direito:
  • GRAVAR REGISTO, para guardar o documento (Simbolo disquete].
  •  IMPRIMIR RELATÓRIO, para imprimir o documento (Simbolo impressora).
  •  PREVER RELATÓRIO, para visualizar o documento em PDF (Simbolo do Adobe Reader).

NOTA 1: Qualquer uma destas operações acima, assina o documento digitalmente, ou seja, não poderá efectuar mais alterações sobre o mesmo.

NOTA 2: As operações IMPRIMIR RELATÓRIO, PREVER RELATÓRIO, guardam também o documento ficando gravado.

Por defeito o seu documento será impresso com o MODELO 1B, modelo esse que imprime os dados da sua empresa que preencheu no menu FICHEIRO > EMPRESA > INFORMAÇÃO, se já utiliza folhas pré-impressas pode adoptar o MODELO 1T, para isso aceda ao separador DIVERSOS e troque para o MODELO 1T.


Próxima Aula [3], Emissão de Recibo. Até lá!

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