sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Software de Gestão Gratuito Colibri 9 [Aula 1]

-Nesta primeira aula sobre o Colibri 9, vamos definir a nossas tabelas de IVA, aprender a criar um cliente, um fornecedor e um artigo.

Na próxima aula [2ª] vamos emitir a nossa primeira fatura.

1º Tabelas de IVA



Passos a seguir: »Tabelas»Taxas de IVA.
No ícone de "folha em branco" adicionamos uma nova taxa de IVA à nossa tabela, eu pessoalmente criei as taxas em vigor nos Açores e como código utilizei o valor do IVA para melhor memorizar, por exemplo código 05 para IVA Taxa Reduzida Açores de 5%, 10 código para IVA Taxa Intermédia Açores de 10% e 18 código paraTaxa Normal Açores de 18%. Para guardar a novas tabelas termina com "OK"

2º Criar um novo cliente:
Por defeito o consumidor final já vem criado no sistema, mas para que fique mais correcto, trocar o código postal, para o código da nossa zona é recomendável.


Vamos criar um cliente desde o inicio:
»Ficheiro de Clientes»Novo [Folha em branco]
Preenchimento de todos os dados em todas as abas:
Geral, Contactos, Financeira, Crédito, Diversos



3º Criar um Fornecedor, é tal e qual como criar um cliente a ficha é semelhante e os procedimentos também.




4º Criar um artigo
Para criar um novo artigo deve procurar no "MENU PRINCIPAL", fazer duplo clique em "FICHEIRO DE ARTIGOS" e depois no canto superior direito carregar no ícone de folha em branco "NOVO REGISTO" ou então premir a tecla de atalho F2.


Na janela que se abre "REGISTO DE ARTIGOS" deve preencher a informação relativa ao artigo, sendo os campos assinalados a vermelho de preenchimento obrigatório. Poderá registar miota informação acerca do seu produto, assim como obter informações do Stock na ficha do mesmo.
Poderá escolher o tipo de Artigo, Produto, Serviço ou Imposto, no caso de imposto a sua retenção se aplicável, Tipos de Custo, Gestão de Stock, Familias e Grupos, entre outras informações.


Terminado o preenchimento de toda a informação e para gravar o artigo, no canto superior direito prima "GRAVAR REGISTO" símbolo da disquete, ou então utilize a tecla de atalho F4.
Desta forma o seu novo artigo irá ficar disponível na listagem de artigos em  "FICHEIRO DE ARTIGOS".


Até à próxima aula.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online