sexta-feira, 4 de abril de 2014

Trocar o Windows XP pelo Linux uma opção gratuita

-Todos estão em pânico porque o windows XP vai ficar orfão de suporte da microsoft, aumentando assim a possibilidade de ataques mal intencionados sem uma resposta que nos proteja.

Apesar de muitas máquinas que rodam o XP, estarem desligadas da Internet e por conseguinte não correrem grandes riscos, outras há que mais expostas podem ser motivo de preocupação aos seus utilizadores.

Neste momento o maior óbice à actualização dessas máquinas é sem dúvida o preço, uma passagem do XP para uma licença do Windows 7 por exemplo, varia entre os 65€ para a versão Home Premium e os 110€ para a versão Professional. Isto apenas pela licença, fazendo download do sítio da microsoft e auto instalando por nossa conta e risco.
Mas outras razões como softwares específicos instalados na máquina, alguns antigos e descontinuados e que se perderão para sempre, são também motivo para muitos ficarem como estão e arriscarem enquanto possível a adiar um gasto que mais tarde será impossível evitar.

Para quem não tem motivos de força maior e não quer gastar dinheiro, uma opção a considerar é instalar o linux, como substituto do XP.
O Linux é gratuito, e como a aprendizagem de mudar do XP para Windows 7 ou Windows 8 terá de ser feita, aprender a trabalhar com o Linux será tão fácil, quanto andar de bicicleta.

Das várias versões Linux disponíveis, aconselho as que me são mais familiares e com as quais sei que terão facilidade de trabalhar.
  • Pear Linux 8, com uma aparência semelhante ao Mac OS X
  • Elementary OS Luna, baseado no Ubuntu, com uma interface apelativa e bem conseguida, além de um desempenho sem reparo
  • PinguyOS que prima pela simplicidade e desmistifica o Linux, para quem sempre ouviu cobras e lagartos que o Linux era apenas para iluminados muito experientes.
  • Linux Deepin é um Ubuntu mais bonito e simples de utilizar
  • Ubuntu que surge aqui em ultimo, mas do qual são derivados alguns dos acima mencionados.




PS: Na Clínica do Computador pode efectuar esta alteração de SO ou optar por outras soluções.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online