segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Windows 10 - Vale a pena actualizar?

-Está disponível desde 29 de Julho para actualização gratuita o novo Windows 10 da Microsoft.

Para já gratuito para utilizadores com uma licença válida do Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1, prevendo-se em breve a venda de suporte de instalação em PEN Drive por forma a contornar a realidade de cada vez menos portáteis virem equipados com leitor óptico de DVD. (Tem um ano para aproveitar a actualização gratuita)
Máquinas com Windows XP e Vista não estão abrangidas pela actualização gratuita.

Num primeiro momento a nossa experiência indica que o novo sistema operativo da Microsoft funciona mesmo em computadores com 7 / 8 anos de vida e com excelente desempenho. Testámos num Toshiba Satellite PRO A120 com 3 Gb de RAM e a resposta foi excelente, passámos do windows 7 Home Edition para o Windows 10, após isso já instalámos num HP N2840 com 4 Gb de RAM e num Desktop I3 3220T também de 4 Gb de RAM e num ACER Core Duo com 2 Gb de RAM. Mesmo em máquinas mais antigas como um Packard Bell Celeron com 1 Gb de RAM foi possível instalar o Windows 10 com sucesso e bons resultados no desempenho.

Primeiros Pontos Fortes:
  • Regresso do Menu INICIAR
  • Rapidez de arranque da máquina
  • Execução de programas mais rápido que o Windows 7 e muito mais rápido que o Windows 8.1
  • Menos travamentos em situações de múltiplos programas em execução
  • Execução limpa e até ao momento sem erros
Pontos a ter em consideração antes de actualizar:
  • Compatibilidade com software especifico instalado actualmente na máquina, nomeadamente Software de Gestão. (Confirmar como seu fornecedor que o mesmo irá funcionar com o windows 10)
  • Todo e qualquer software de terceiros com licença paga, que possa não estar testado no windows 10
  • Ter um Windows 7, 8 ou 8.1 original na máquina.
  • Ter em mente que se tiver um problema no disco rígido e venha a necessitar de substitui-lo pode ter problemas em obter o windows 10 de forma gratuita nessa situação.
Pontos fracos:
  • Apenas verificámos numa máquina que actualizámos do Windows 8.1 para o 10, que a ligação wireless à internet só foi possível após associar o utilizador a uma conta oulook.
  • Tempo de actualização para o Windows 10, em casos que o PC não tem as actualizações do Windows Update em dia foi demasiado longo.
Numa primeira análise o Windows 10 passou nos testes que efectuámos com distinção, cumpriu o que era esperado e nalguns casos foi mesmo bastante mais rápido que os antecessores. Em resumo é vantajoso efectuar a actualização, desde que esteja assegurado o funcionamento de software de terceiros como acima mencionamos.

Em Portugal a Cortana ainda não está disponível e esse foi um dos senãos, gostaríamos de ter testado este novo serviço do Windows 10.

Na Clínica do Computador em Vila do Porto, pode proceder à actualização do seu sistema operativo.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online