domingo, 8 de maio de 2016

Motor de busca DuckDuckGo a alternativa que não espia

-Lançado em 2008, o projecto de uma pequena empresa de Filadélfia, parecia então uma coisa descabida, face ao gigante google...mas...

Mas primeiro a Wikileaks e posteriormente Edward Snowden, vieram provar que Gabriel Weinberg afinal tinha razões para lançar um novo motor de pesquisas cujo enfoque era não espiar os seus utilizadores.

Em 2011, um investimento de 3 milhões de dólares da Union Square Ventures, após a revista Times, ter incluido o DuckDuckGo nos melhores 50 websites de 2011, catapultou o motor de busca para valores que se situavam em junho de 2015 passado nos 10 milhões de pesquisas diárias.

Weinberg inicialmente não estava a pensar criar um motor de busca, tinha em 2006 fechado uma startup falhada e vendido outra por 10 milhões de dólares à Classmates.com; após o que explorou várias ideias entre as quais programas anti spam e dados estruturas, quora Q&A. Mas nenhum deles teve grande sucesso, até que percebeu que devia juntá-los num único projecto que fornecesse resultados instantâneos aos utilizadores e nasceu assim o DuckDuckGo.

DuckDuckGo, dá respostas directas às pesquisas das pessoas ao invés de apenas uma lista de links, abaixo destas respostas chamadas de "Respostas Instantâneas", o exibe os tradicionais links, resultado da pesquisa de terceiros como o Bing e Yandex, após efectuar uma filtragem que reduza substancialmente a quantidade de SPAM.

Privacidade Dura e Crua
Quando alguém faz uma pesquisa no DuckDuckGo, não é colocado nenhum cookie no seu computador, não é necessário uma conta de utilizador, o seu IP não é rastreado, não é salvo o seu histórico de pesquisas, nem quanto tempo passa online ou sequer que sites visita, logo ao escolher um site resultante de uma pesquisa no DuckDuckGo, parabéns ao site que ganhou a sua visita, sem nenhuma influência do motor de pesquisa. 

O DuckDuckGo, tem aplicações gratuitas android e iOS para que possa ser utilizado em pesquisas móveis, reduzindo o seu grau de dependência das marcas que recolhem os seus dados e violam deliberadamente a sua privacidade.

Utilize, divulgue e partilhe o DuckDuckGo, retome algum controle sobre a sua vida online.

Veja o vídeo abaixo, longo mas elucidativo...





Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar no blog e na WEB

Artigos em foco

santamariaazores.net

Online