sábado, 22 de dezembro de 2018

Natal não é só em Dezembro

-Fez 10 anos em Agosto que esta história verídica aconteceu, andava eu pela Rua da Praia rumo ao Mercado do Peixe de Mindelo, quando Yannick me abordou na rua e me pediu pão e leite, Yannuck tinha então 14 anos e era um menino de rua, naquele dia o apelo daqueles olhos sofridos por pão e leite me tocaram profundamente e acedi, entrei na loja da Shell e dei-lhe 2 pães de kilo um pacote grande de leite em pó e atum em lata. Yanninck agradeceu de olhos grandes e sorriso largo e sumiu na esquina rapidamente.

Alguns dias depois estou eu saindo dos correios e oiço alguém chamar "portuga" vem aqui, no meio da pequena praça debaixo de uma árvore algumas crianças estão a cozinhar o "almoço" um destes miúdos o maior deles é Yannick, aproximo-me ao reconhecê-lo e ao ver-me aconteceu o mais inesperado dos convites "almoça connosco portuga", perante isto o coração caiu-me literalmente, se aceito o arroz que eu comer vai fazer-lhes falta, se não aceito será um insulto a Yannick, decido aceitar com uma condição, compro umas latas de atum e um sumo para o almoço, Yannick acedeu e assim aconteceu, cortado um fundo de um garrafão de água arranjou-se um prato para mim, na panela queimada de carvão por fora o arroz cozido com gosto a fumo acompanhado de atum enlatado e sumo de garrafa de plástico foi um manjar dos Deuses.

Mais tarde fiquei a saber que Yannick era um menino de rua que tomava conta dos irmãos mais pequenos porque os pais estavam presos, e este gesto mostrava o coração de ouro deste menino "homem à força" que vivia de uns pratos de sopa que restavam de um restaurante duma portuguesa e da caridade de pessoas na rua, para sobreviver e alimentar os irmãos. O gesto de Yannick ficou para sempre registado como uma das maiores lições de vida que já pude receber, a pobreza dos homens não está na falta de recursos mas na incapacidade de ser Yannick, eu não tinha feito nada de especial por ele, ainda assim ele não esqueceu e partilhou comigo o que lhe fazia imensa falta, um gesto nobre só ao alcance de um coração enorme. 

Natal será quando o homem quiser ou onde haja um Yannick.


Sem comentários:

Enviar um comentário