-A maioria dos portugueses e brasileiros que fazem compras online, certamente já fizeram compras no Aliexpress, Wish, Banggood, Shein, Shopee, entre outros que proliferam como cogumelos.
Se até 30 de Junho, se podiam fazer grandes compras, verdadeiras pechinchas nestes mercados online, a partir de 1 de Julho de 2021, as coisas mudaram, as restrições à entrada de bens de fora das fronteiras da União Europeia, a que se junta o fim da isenção de IVA às encomendas de valor igual ou inferior a 22€, criaram um problema a muitos compradores, que se veem agora confrontados com o pagamento do IVA + a taxa de apresentação na Alfândega, isto num processo totalmente online, que muitos não dominam.
É caso para dizer que "O barato pode sair caro".
Alguns destes marketplaces, criaram estruturas na europa, para proceder a envios dentro da europa, onde já as taxas alfandegárias estariam pagas, evitando a tributação e o processo de desalfandegamento por parte do cliente final; no entanto, há que ter cuidado, muitos dos vendedores destes marketplaces, continuam a enviar directamente da China, embora nas suas publicações, anunciam envios da Holanda, Espanha, Bélgica e Alemanha, com preços até mais elevados para dar credibilidade; o comprador confia na informação como verdadeira, compra e quando se apercebe, recebe a carta da AT (Autoridade Tributária), para proceder ao desalfandegamento, tem 2 hipóteses, devolve o item e passa um calvário para ser reembolsado, uma vez que foi ele a rejeitar receber o artigo, ou em alternativa paga à Alfândega para receber o artigo. Este segunda opção pode fazer com que o artigo deixe de ter um preço convidativo, que associado à falta de garantia na maioria dos items, novamente repetimos, o barato sai caro.
Podemos tratar do seu desalfandegamento para outras partes do país contacte-nos, por AQUI.
Compre online em Portugal, algo que todos os smartphones utilizam...com portes grátis e sem truques na manga...
Abaixo, email dos CTT a dar conta dos novos procedimentos...
Novas regras para compras online extracomunitáriasalteram processo de desalfandegamento
|
Desde 1 de julho, todas as compras extracomunitárias (incluindo as de menos de 22 Euros) passaram a estar sujeitas ao IVA e à Franquia Aduaneira. |
Informação eletrónica com qualidade é fundamental para um processo de desalfandegamento eficiente |
Sempre que houver informação incompleta, os CTT vão contactar os destinatários para a completar e assegurar o pagamento dos encargos. |
Para agilizar o novo processo de desalfandegamentocriámos um novo portal |
Com este portal vai poder:
|
Sem comentários:
Enviar um comentário