As revelações de Snowden lançaram luz sobre um esquema intrusivo que minava as liberdades individuais e a soberania de diversos países. Documentos vazados apontaram para a monitorização das comunicações da então presidente Dilma Rousseff e seus principais assessores, além de evidências de espionagem do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras, incluindo as descobertas do pré-sal.
O escândalo resultante das revelações transformou Snowden no homem mais procurado do planeta, visto como inimigo público pelo governo americano e herói por milhões de pessoas ao redor do mundo. Procurando asilo na Rússia, onde reside atualmente, Snowden narra em "Eterna Vigilância" como ajudou a criar o sistema de espionagem global e, posteriormente, lutou para expô-lo ao perceber os perigos inerentes a esse projeto.
Embora reconheça a necessidade de os governos coletarem informações para garantir a segurança nacional, Snowden alerta para os riscos da vigilância indiscriminada, que pode acompanhar as pessoas desde o nascimento até a morte. Ele adverte homens e mulheres de todas as idades e em todos os países a terem cautela ao realizar atividades cotidianas, como fazer telefonemas, enviar mensagens ou inserir dados bancários.
Edward Snowden, nascido na Carolina do Norte e formado em engenharia de sistemas, recebeu reconhecimento por sua coragem em revelar a verdade ao público. Agraciado com prémios como o German Whistleblower Prize e o Ridenhour Prize for Truth-Telling, ele atualmente preside o conselho de diretores da Freedom of Press Foundation.
Compra na Amazon, clique na imagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário